Com os termômetros registrando recordes de temperatura no Brasil, os cuidados para minimizar os efeitos nocivos do calor à saúde precisam ser redobrados. Além da importância de se hidratar e proteger da exposição ao sol, com o uso de protetor e roupas leves, garantir uma sensação térmica mais agradável nos ambientes internos é outra tarefa importante.
Mesmo sem ter ar-condicionado ou climatizador, com dicas simples é possível reduzir a sensação extrema de calor na sua casa, condição que pode impactar especialmente a saúde da população mais vulnerável, como idosos, crianças, pessoas com problemas renais, cardíacos, respiratórios ou de circulação, diabéticos e gestantes.
Veja abaixo informações sobre como lidar com as temperaturas e resfriar sua casa.
Feche cortinas e janelas – Durante o dia, feche cortinas e janelas mais expostas à incidência do sol e mantenha as demais abertas para a circulação do ar. Já a noite, abra tudo para aumentar o frescor noturno. O mesmo vale para as portas.
Menos roupas de cama – Utilize roupas de cama com tecido de algodão, que é mais leve e suave. Vista-se com menos roupas ao dormir, inclusive bebês e pessoas acamadas.
Desligue aparelhos eletrônicos – Você sabia que a televisão libera muito calor e aquece o ambiente? Então se ela não estiver em uso, assim como outros equipamentos eletrônicos, mantenha-a desligada.
Opte por cores neutras – Para repelir a luz solar e não deixar os ambientes mais quentes, dê preferência a tonalidades claras como bege e branco, inclusive internamente. Isso também ajuda a deixar os espaços mais iluminados e arejados.
Ventilador de teto – O equipamento é uma alternativa ao ar-condicionado e climatizador, ajudando a reduzir a temperatura no ambiente. Deixe-o na função exaustor, para puxar o ar quente para cima.
Cuidados com a saúde – De acordo com o Ministério da Saúde (MS), em temperaturas extremas os principais sinais de alerta são transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia. Em caso de sintomas, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para atendimento médico.
Se sentir algum mal-estar, busque um lugar fresco o mais rápido possível e meça a temperatura do seu corpo e beba um pouco de água ou suco de frutas para reidratar. No período de maior calor, tome banho com água ligeiramente morna. Evite mudanças bruscas de temperatura. Fonte: capital.sp.gov.br
Check Also
A CEIA DE NATAL
O Senhor Venceslau e Dona Olga, cristãos de carteirinha, mantiveram por décadas a tradição de …