Atualmente, vivemos uma situação atípica a qual a compra de veículos usados pode ter preço superior ao de um veículo novo. Esse fenômeno foi comprovado através de pesquisas de empresas especializadas, que constataram que a variação em média fica entre 3% e 5% mais caro que o preço de um veículo novo.
O resultado para tal situação é o desequilíbrio entre oferta e demanda. Em outras palavras, há muito mais pessoas procurando veículos do que os disponíveis para compra. Um dos fatores determinantes é a pandemia do COVID-19, a qual ocasionou paralisação de fábricas, fazendo com que os carros novos sumissem das concessionárias, gerando filas de compra que não compensam para o comprador, resultando na procura por carros seminovos com baixa quilometragem.
Portanto, pode-se afirmar que a preferência pelo carro novo é sempre maior. Isso ocorre porque, além dos fatos citados anteriormente, as chances de problemas são menores. Mas existem alguns fatores que devem ser levados em consideração, como a desvalorização do veículo, que pode chegar até 30% do valor total e as taxas de juros na hora do financiamento.
Tais financiamentos tendem a ser mais caros, por utilizarem taxas contratuais que podem prejudicar o comprador. Desta maneira, a compra de um carro zero é indicada para quem não pretende adquiri-lo como um investimento e não pretende se desfazer do bem em um curto período de tempo. Se houver tempo e disposição da parte do comprador, é indicado a busca por um seminovo pelo preço que desembolsaria por um carro novo.
Independente de um carro zero ou seminovo, se faz necessária uma análise no contrato de financiamento do comprador, para que possam ser verificadas as taxas de juros, presença de cláusulas abusivas ou tarifas embutidas. Para as pessoas que já financiaram seus veículos e desconfiam de estar sendo lesadas por alguma cobrança abusiva, é possível fazer uma revisão contratual, que consiste principalmente em identificar este tipo de débito.
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