A vacinação de cães e gatos é a melhor forma de garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana. Ela é obrigatória e deve ser realizada anualmente.
Além de ser uma das mais antigas zoonoses conhecidas pela humanidade, a raiva é uma doença infectocontagiosa provocada por um vírus, transmitido normalmente pelo contato da saliva de animais doentes, na pele ou mucosa por mordeduras ou escoriações. A doença provoca a inflamação do cérebro (encefalite), fatal em praticamente todos os casos. Por isso a vacinação dos animais é tão importante.
Os animais, cães e gatos saudáveis, devem ser vacinados a partir dos três meses de idade. Na cidade de São Paulo, a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) possui 18 postos fixos da em todas as regiões, aos quais os cidadãos podem levar seus animais para serem vacinados gratuitamente.
Para realizar a vacinação, o proprietário deve identificar, no comprovante de vacinação, o nome do animal e nº do Registro Geral Animal (RGA).
Cães bravios ou mordedores, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada, e os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança.
Além disso, a DVZ possui uma agenda de ações estratégicas que acontecem na segunda quinzena de outubro em áreas públicas pela região, confira:
Dia 21, das 9h às 15h – Lapa/Pinheiros – Rua Doutor Cincinato Pomponet X Rua Doze de Outubro
Dia 21, das 9h às 13h – Butantã – Praça José Moreira Duarte
Dia 28, das 10h às 15h – Pirituba – Av. Mirante X Rua Governador João da Silva de Sousa/ Rua Conde Monterone, 101 (EMEF Renato Antonio Checchia). Fonte: capital.sp.gov.br
Check Also
Aplicativo pode ajudar deficientes auditivos a consumir música
Com o intuito de incluir as pessoas que possuem alguma deficiência auditiva no universo sonoro …