A Unidade Odontológica Móvel (UOM) Oeste, localizada no bairro da Lapa, ultrapassou o número de 14 mil atendimentos em 2022. Em funcionamento desde agosto de 2016, lá são realizados todos os procedimentos odontológicos necessários para a população de rua conquistar uma dentição saudável e resgatar sua dignidade. Algumas das consultas foram acompanhadas pelo prefeito Ricardo Nunes na manhã desta segunda-feira (6). “Aqui são realizados tratamentos de canal, de gengivas e também feitas próteses, entre outros serviços. São atendidas mais de 500 pessoas, diariamente. Tudo de forma muito acolhedora para a população em situação de rua”, afirmou Nunes.
O atendimento promovido pela UOM Oeste foi aprovado por José Carlos dos Santos, de 26 anos, natural de Angra dos Reis, no Rio. “Estou em São Paulo há uma semana. Soube desse serviço e vim até aqui. Hoje fiz uma limpeza e já me falaram que poderei voltar para obturar os dentes e também colocar uma prótese. Estou muito feliz”, afirmou.
Para o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco, o trabalho feito nas Unidades Odontológicas Móveis é bastante significativo para o público mais carente. “Trata-se de uma ação que foca na reinserção social das pessoas, que lhes devolve a dignidade por meio de uma dentição saudável. Elas podem voltar a sorrir”.
A região da Lapa, assim como a de Pinheiros, possui cerca de 1.470 pessoas em situação de rua cadastradas pelas equipes de Consultório na Rua, que recebem atendimento em saúde bucal. Das 470 Unidades Básicas de Saúde, 426 têm atendimento odontológico, além de nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), quatro Assistência Médicas Ambulatoriais (AMAs), dois hospitais para urgências, cinco Prontos-socorros e um pronto atendimento.
Atendimento ampliado – No total, a cidade de São Paulo conta com cinco UOMs e mais um Ônibus de Tratamento Odontológico para a população em situação de rua. A unidade, instalada na região central, tem capacidade para 500 atendimentos mensais. Também para esse público a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou, em 2020, o atendimento com a locação de dois veículos para as regiões Leste e Sul.
Em 2022, todas essas unidades móveis juntas – cujo custeio mensal é de cerca de R$ 509 mil mensais – realizaram mais de 19 mil atendimentos. Já nas Unidades Básicas de Saúde foram feitos 1.760.976 atendimentos odontológicos.
Centro de Cuidados – A gestão entregou, no mês de dezembro, o primeiro Centro de Cuidados Odontológicos, localizado na região central, visando ampliar o acesso da população aos procedimentos de Atenção Básica e Especializada. No último sábado (4), foi realizado um mutirão de cirurgia oral de menor complexidade (diag7nóstico, tratamentos, extrações) na Zona Oeste, com 126 pacientes atendidos e 131 cirurgias realizadas. Fonte: capital.sp.gov.br
Home / Saúde e Estética / Unidade Odontológica Móvel Oeste ultrapassa 14 mil atendimentos à população em situação de rua em 2022
Check Also
Equipes do Consultório na Rua atuam em todas as regiões da cidade
Além das 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são a porta de entrada para …