Home / Comunidade / Unidade de Pronto Atendimento é inaugurada em Pirituba
upa

Unidade de Pronto Atendimento é inaugurada em Pirituba

A população da Região Noroeste da capital recebeu, nesta segunda-feira (14), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pirituba, que funciona 24 horas por dia. As UPAS são estruturas concebidas para atender urgências e emergência de média complexidade, uma alternativa a mais entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, que juntas compõem uma rede organizada de Atenção às Urgências. A UPA priorizará os casos cirúrgicos e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando o diagnóstico inicial, de acordo com cada caso. A nova unidade atenderá os munícipes dos distritos de Pirituba, Jaraguá e São Domingos, entre outros.
Construída ao lado do Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria, a unidade vai qualificar ainda mais o atendimento do Pronto Socorro do Hospital Municipal de Pirituba, uma vez que irá absorver boa parte dos casos de baixa e média complexidade. Com isso, o Pronto Socorro vai atender os casos mais graves e que precisam de retaguarda hospitalar.
“A entrega desta unidade é uma demanda antiga da população e servirá para desafogar o hospital municipal, dando mais qualidade aos atendimentos na área da saúde aqui na região. Essa região que não tinha nenhuma UPA, agora passa a ter esse equipamento de excelente qualidade”, disse o prefeito Bruno Covas, que também lembrou de outras duas unidades que devem ser inauguradas nas regiões de Jaçanã e Perus.
upa2Para a entrega da nova unidade, a Prefeitura de São Paulo investiu o total de R$ 10.862.232,14, com o custo da construção, aquisição de equipamentos, mobiliários e materiais permanentes. A UPA Pirituba será gerenciada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e receberá um repasse mensal da administração pública de R$ 3.720.484,61.
Com a entrega da UPA a população contará com profissionais clínicos, cirurgiões, ortopedistas, pediatras, dentistas, enfermeiros, coordenadores na área médica e enfermagem, técnicos de farmácia, gesso e enfermagem, farmacêuticos, assistentes sociais e funcionários da área administrativa.
“Estamos inaugurando hoje a 11ª UPA da capital, um equipamento de enorme importância que passa a fazer parte de todo o sistema de saúde, se integrando ao Hospital Municipal”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.
Estrutura física – A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pirituba foi construída pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) em um terreno de 4.400m². Serão 31 leitos, sendo 16 leitos de observação adulto (8 masculinos e 8 femininos), 7 de observação infantil, 6 leitos de emergência e 2 leitos de isolamento.
No local, os usuários terão à disposição os serviços de: raios-X, eletrocardiografia, avaliação de risco, aplicações de medicamentos, curativo/sutura, inalação, fraldário, farmácia, sala de gesso, serviço social, ouvidoria, banheiros (sendo três infantis e três para pessoas com deficiência), entre outros. No local, haverá também uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Capacidade de atendimento – A UPA Pirituba tem capacidade mensal para, aproximadamente, 22 mil atendimentos médicos, entre eles, clínica médica, cirurgia geral, pediatria e ortopedia, além de 53 mil procedimentos, englobando as coletas laboratoriais, exames de Raio-X, procedimentos odontológicos e medicação.

UPA Pirituba – Avenida Menotti Laudísio, 100 – Pirituba

Check Also

patinetes

A volta de patinetes elétricas à cidade de São Paulo

A cidade de São Paulo tem, desde sexta-feira, 13 de dezembro, a volta das patinetes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *