Uma ação pioneira da Unibes Cultural, localizada no Bairro do Sumaré, permitirá que deficientes visuais tenham acesso a qualquer obra impressa do acervo deste espaço, num total aproximado de 600 títulos. A Unibes, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, vai ainda agregar cerca de três centenas de livros relevantes da literatura mundial, dos quais cerca de 100 já estão disponíveis.
O Espaço de Leitura Bibliotech faz uso de uma tecnologia pioneira de poder de visão artificial em uma plataforma portátil, o OrCam MyEye. Esta nova tecnologia foi lançada em Israel e permitirá que deficientes visuais “leiam” qualquer obra do acervo da Unibes Cultural, que foi ampliado com a inclusão destas obras tidas como referenciais da civilização. O espaço, com acesso a cadeirantes, foi projetado pelo escritório Basiches Arquitetos Associados e o projeto de iluminação é da Mingrone.
O OrCam MyEye é um dispositivo vestível intuitivo montado na armação de um óculos e com uma câmera projetada. O equipamento fotografa, escaneia e transforma textos e números em áudio com um simples apontar de dedo. O usuário consegue “ler” em qualquer plataforma: livros, revistas, jornais, placas de sinalização, cardápios, telas de smartphones e computadores de maneira offline e, sem a necessidade de outro suporte ou ajuda externa, o texto capturado pelo aparelho é lido imediatamente. Após o reconhecimento, o dispositivo retransmite a informação discretamente no ouvido do usuário por meio de um fone de ouvido pessoal.
“Nossa missão é auxiliar pessoas com deficiência visual para que possam estudar, trabalhar e viver suas vidas com independência”, ressalta Ziv Aviram, cofundador e CEO da empresa OrCam. O Espaço de Leitura Bibliotech contará ainda com a presença de um profissional para auxiliar no uso do equipamento.
Unibes Cultural –
Rua Oscar Feire, 2.500,
ao lado do Metrô Sumaré.
Telefone (11) 3065-4333 e
http://unibescultural.org.br/. Funciona de segunda a sábado, das 10h às 19h.