Foram entregues no dia 4 de abril, as novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Real Parque, na Zona Oeste da capital. Com a mudança, a nova unidade aumenta em 8,5% a capacidade mensal de consultas, de 4 mil para 4.342, e em 15,5% o de procedimentos (vacinas, curativos, procedimentos de odontologia e medicamentos), passando de 10.541 para 12.176. A Prefeitura investiu R$ 11,4 milhões na obra.
“A gente tinha aqui um equipamento muito pequeno, que não atendia a demanda, agora a gente entrega um equipamento ampliado, com 88 profissionais e a gente vai avançando bastante para poder melhorar a qualidade dos atendimentos da saúde, que é o desejo da população”, disse o prefeito Ricardo Nunes ao destacar o investimento da Prefeitura de São Paulo em unidades de saúde. “Essa é uma das 25 UBS que eu vou entregar nesse novo mandato e que a gente faz com que os nossos profissionais possam ter o melhor ambiente para poder desenvolver suas atividades, mas também para a comunidade poder ser bem atendida e assim ter o equipamento que comporte as necessidades da população”, completou.
O crescimento populacional da região e a necessidade de ter um equipamento com melhor qualidade motivou a ampliação da UBS, segundo o secretário da Saúde, Luiz Carlos Zamarco. “A gente precisava do equipamento maior para poder dar qualidade de atendimento e conforto à população e aos nossos profissionais, porque falar de saúde é pensar como o nosso profissional pode ter o melhor local de trabalho para dar o melhor resultado para nossa população”, disse.
Além do atendimento tradicional, com clínico, pediatra, ginecologista e três equipes de estratégia saúde da família, essa UBS tem uma equipe voltada especificamente para o atendimento da população indígena Pankararu, que tem 182 famílias com 668 pessoas cadastradas e 140 indígenas que transitam de outros territórios.
Com a ampliação, o equipamento passa a contar com uma estrutura física 88% maior, aumentando de 25 para 47 salas, com dois consultórios ginecológicos, um odontológico com quatro cadeiras e consultório digital. Salas para atividades coletivas, de vacina, de curativos, de coleta de exames, de emergência e observação, e dos agentes comunitários de saúde (ACSs) integram a estrutura, da qual ainda fazem parte uma farmácia e sanitários adaptados para pessoas com deficiência.
A ampliação atende a demanda da população local, que tem uma área de abrangência estimada em cerca de 23 mil habitantes, e está localizada na rua Dr. Paulo Bourroul, 125. A UBS Real Parque tem custeio mensal de R$ 839 mil. É gerenciada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).
Fonte: capital.sp.gov.br