Nem todos sabem, mas a cidade de São Paulo possui 32 pequenos “municípios” distribuídos pela capital. São as denominadas Subprefeituras. Que são administrações desconcentradas, um nível abaixo da Prefeitura. Portanto, a autoridade máxima do Poder Executivo em uma subprefeitura, é o subprefeito; que “normalmente” é indicado diretamente pelo prefeito. E o por quê da palavra “normalmente” estar entre aspas? Por causa da influência política, sobretudo de vereadores, que “adotam” pra si determinadas subprefeituras, indicando seus respectivos subprefeitos. Onde alguns se saem bem, fazendo até boas gestões, outros nem tanto. Fato é que, em uma cidade do tamanho de São Paulo, o próprio prefeito não consegue estar presente e atuante em todo território paulistano. Daí a importância dos subprefeitos!
Cada uma das 32 subprefeituras e seus 32 subprefeitos, têm o papel de receber pedidos e reclamações dos munícipes, solucionar os problemas apontados; se preocuparem com diversos seguimentos, como zeladoria, educação, saúde, segurança, mobilidade, cultura e lazer, entre outros, isso tudo, em cada uma das regionais. Além de cuidar da manutenção do sistema viário, da rede de drenagem, limpeza urbana, vigilância sanitária e epidemiológica, entre outros papéis, que transformem a cada dia, essas regiões da cidade em locais mais humanizados e com vida, tentando sempre promover diálogos e também atividades para a população.
Por essas e outras, que vem a nossa pergunta, ou a cereja do bolo?
Se município de São Paulo está subadministrado em 32 subprefeituras, que por sua vez administram os 96 distritos no município, todos concordam com a importância do cargo de subprefeito, certo?!? Portanto, ao invés deste importante cargo ser feito por indicação do prefeito, ou vereador, ou outro político que seja… Por quê não fazer eleição para cada uma das 32 subprefeituras? Pode-se usar, inclusive, os mesmos moldes das eleições para conselheiros tutelares, onde os candidatos precisam ser do bairro ou distrito, ou seja, a melhor das fórmulas: que o subprefeito seja da região, conheça a região, tenha vínculos com a região, respeite e ame a região, fique marcado pela sua gestão para com a região.
Subprefeito eleito pelo voto, subprefeito do próprio distrito, subprefeito conhecedor das causas e dos efeitos, subprefeito fazendo gestão às demandas da região… Isso sim, seria um subprefeito à serviço da prefeitura, à serviço da região e à serviço de São Paulo.
por: Péricles Garcia Valvassori
Check Also
A CEIA DE NATAL
O Senhor Venceslau e Dona Olga, cristãos de carteirinha, mantiveram por décadas a tradição de …