Home / Comunidade / Subprefeitura Lapa recebe obras de requalificação de calçadas e drenagem
capa2

Subprefeitura Lapa recebe obras de requalificação de calçadas e drenagem

Prefeito Bruno Covas, Subprefeito da Lapa, Leonardo Santos e Secretário de Subprefeituras, Alexandre Modonezi, durante análise do projeto e vistoria da obra

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, concluirá a requalificação de 1,5 milhão de m² de calçadas até o final deste ano em toda a cidade, com investimento de R$ 140 milhões. Trata-se do maior programa de caminhabilidade do mundo, que tem como foco a acessibilidade, propiciando que pessoas com qualquer tipo de deficiência ou mobilidade reduzida possa ter liberdade e segurança pelas calçadas da cidade. As obras contemplam as 32 subprefeituras.
Nesta quarta-feira, 02/09, a Prefeitura de São Paulo vistoriou parte das obras nos trechos entre as Ruas Guaicurus, Rua Roma, Rua Catão, Rua Scipião e Caio Graco, na região da Subprefeitura Lapa. No local, cerca de 6.400 m² estão sendo requalificados e 34 rampas de acesso estão sendo instaladas. Na região, 67.000 m² estão em obras em 29 vias.
Já foram requalificadas mais de 827 mil m² de calçadas em toda a cidade, entre janeiro de 2019 e julho de 2020, e outros 651,6 mil m² estão em execução, 4.000 rampas de acesso também estão sendo construídas.
As rotas definidas pelo Plano Emergencial de Calçadas (PEC) identificou calçadas públicas e privadas em toda a cidade. Foram selecionadas calçadas com grande fluxo de pedestres e na proximidade de comércios, escolas e hospitais, cujos reparos impactarão positivamente a população. As obras atendem as especificações definidas pelo do Decreto Nº 59.671/20 e do Decreto N° 58.611/19, que também prevê sinalização visual e tátil.
Obras de Drenagem – A Subprefeitura Lapa também iniciou no último ano diversas obras de drenagem na região. Os projetos visam solucionar o problema das enchentes causadas no período de chuvas. Trata-se de uma questão antiga de infraestrutura e geografia regional. As obras de drenagem, assim como outras medidas como a construção de jardins de chuva e limpeza contínua dos córregos, bocas de lobos e galerias têm contribuído para a prevenção das enchentes.
capa1As obras contemplam as ruas do Curtume e Guaicurus, vias de grande movimentação diária e que dão acesso ao Poupatempo, Subprefeitura, Junta Comercial do Estado, Terminal Rodoviário da Lapa e à Estação da CPTM. A previsão é que as obras sejam concluídas na primeira quinzena de setembro.
No distrito da Vila Jaguara, as ruas da Despedida e o trecho de passagem embaixo da Rodovia Anhanguera, na Avenida Cândido Portinari, também passaram por melhorias no sistema de drenagem. As obras totalizam R$ 1.261.206,50 e incluem requalificação de todo o sistema de drenagem, além de novas grelhas de captação, novas bocas de lobo e reformas de tampas, calçadas, muros, tubulação e outros serviços de zeladoria.
Ainda como medida de contenção das águas de chuva foram executadas a manutenção do espaço livre na Rua Diogo Fernandes, na Vila Jaguara, obras de contenção de superfície em talude, na Praça Miriam de Barros, no Sumaré e projetos de drenagem também nas regiões da Vila dos Remédios, Jardim Marisa, Água Branca, Caiapós com Marginal, Jaguara e Lapa.
Permeabilidade do Solo – Projetos de ilhas permeáveis também foram executados recentemente na região nos bairros do Sumaré, Vila Anglo, Vila Romana, entre outros. Foram os primeiros projetos em que substituímos o asfalto por uma arquitetura moderna e sustentável, cuja função é ampliar a permeabilidade urbana. O objetivo é levar o projeto a todos os distritos e bairros da administração regional.

Check Also

russomano

Nova lei torna crime o “bullying” e o “cyberbullying”

A internet é hoje uma poderosa ferramenta de comunicação, compra de produtos e serviços, educação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *