Para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, nesta sexta-feira (03), às 21h, no canal do Youtube Inclusão SP, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) realiza o lançamento do documentário: “Ser Pessoa com Deficiência em Sampa”. O filme mostra o olhar, as dificuldades, a relação com a cidade e as necessidades específicas de cada deficiência, representadas em dez histórias. No fim de semana, também haverá sessões extras (sábado (04), às 13h e 18h, e domingo (05), às 19h).
Contribuíram para a construção do diálogo proposto nesse projeto, Nayara Rodrigues que é atriz, poeta surda, intérprete e consultora de Libras; José Vicente de Paula, mineiro, mas morador de São Paulo de longa data e fundador do grupo Amigos Pra Valer, projeto que reúne pessoas cegas e promove atividades culturais e de lazer na cidade; Silvana Cambiaghi, arquiteta, referência em acessibilidade e precursora do tema na capital paulista; Paula Ferrari, fisioterapeuta paulistana que teve deficiência física adquirida e se tornou produtora de conteúdo sobre acessibilidade, inclusão e sexualidade da Pessoa com Deficiência assim como outros ativistas da causa, a Cláudia Sofia e o Carlos Jorge que são surdocegos e que entre outras coisas compartilharam suas particularidades de comunicação.
Ainda entre os entrevistados, temos o Fernando Vigui, nascido em São Paulo, ator, arte educador, palestrante e presidente da Associação Nanismo Brasil; Ana Maria Braga, mãe dos gêmeos Rafael e Renato que entre outros temas falou sobre a experiência da maternidade de filhos com autismo; Jony da Costa Naim, jornalista, ator, dramaturgo que contou sua história e preconceitos sofridos por ter paralisia cerebral; Henri Zylberstajn se inseriu no universo da Pessoa com Deficiência a partir do nascimento do filho caçula, o Pepo, que tem Síndrome de Down, entre outros papéis é o idealizador da ONG Serendipidade que atua na inclusão de pessoas com deficiência intelectual.
O filme é uma produção exclusiva da Prefeitura de São Paulo, por meio da SMPED e apresenta com delicadeza cada uma dessas histórias.
Haverá um evento de lançamento apenas para convidados a partir das 15h, no Centro Cultural de São Paulo (CCSP). Além da exibição do filme, o evento também contará com uma apresentação do grupo Movimentarte, “A Dança em Nós”, que usa a dança como base para o desenvolvimento e socialização de pessoas com deficiência e por fim uma peça do Teatro Cego, “Acorda Amor!”. Com músicas de Chico Buarque, o espetáculo conta a história de quatro jovens que lutam contra a ditadura militar nos anos 70. Três rapazes e uma garota envolvidos com a guerrilha lutam, na verdade, por muito mais que o fim da ditadura.
Veículos de imprensa interessados em fazer a cobertura podem ser inscrever pelo e-mail imprensasmped@prefeitura.sp.gov.br.
Lançamento do documentário
“Ser Pessoa com Deficiência em Sampa”
Evento: sexta-feira, 3 de dezembro. Horário: das 15h às 19h
Local: Centro Cultural de São Paulo – Rua Vergueiro, 1000, Paraíso.
On-line: Canal da SMPED no Youtube
Exibições: sexta-feira (3) – 21h, sábado (4) – 13h e 18h e domingo (5) – 19h. Fonte: capital.sp.gov.br
Check Also
USP: Primeira planta de conversão de hidrogênio
Nas próximas semanas entrará em operação, no campus Capital-Butantã da Universidade de São Paulo (USP), …