Home / Saúde e Estética / Semana da Enfermagem ressalta papel da categoria na imunização contra a Covid-19
enfermage

Semana da Enfermagem ressalta papel da categoria na imunização contra a Covid-19

Em razão da Semana da Enfermagem, celebrada entre 12 e 20 de maio em referência, respectivamente, ao Dia Internacional da Enfermagem e ao Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) preparou um evento online com diversas palestras e debates, além de uma campanha de valorização dos profissionais da área.
A abertura oficial contará com a tradicional Cerimônia da Lâmpada (leia mais no final deste texto), conduzida por Maria Belén Salazar Posso, professora titular aposentada da Universidade de Taubaté e professora emérita do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).
As palestras abordarão a atuação da categoria no contexto da pandemia, liderança, novas tecnologias, representatividade política, entre outros temas.
No dia 19, às 9h30, a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações (PMI), Gláucia Michelassi, falará sobre a representatividade da enfermagem frente à imunização.
De acordo com o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, o evento é “um momento importante de celebração da nossa categoria para o acesso à saúde e, também, de sensibilização da sociedade acerca das nossas pautas relacionadas a maior valorização e melhores condições de trabalho”.
A programação completa pode ser conferida no site do Coren-SP. A inscrição é gratuita e os participantes receberão um certificado.
Cerimônia da Lâmpada – Marco característico dos cursos de enfermagem, o ritual tem como significado a chama da vida, da responsabilidade e do compromisso com a profissão.
Na cerimônia, um aluno formando entrega a lâmpada para um aluno do ano anterior, recomendando que ele ajude a manter sempre acesa aquela chama do ideal, dos conhecimentos técnicos, científicos, éticos e humanísticos. A cada turma que se forma, a lâmpada é passada para a turma anterior, que será guardiã da luz da sabedoria, representada na forma de lamparina.
A lâmpada foi adotada como símbolo da enfermagem em referência a Florence Nightingale que, durante a Guerra da Criméia (1853-1856), trabalhou como voluntária na assistência aos feridos e visitava os pacientes com uma lamparina, que mais tarde se tornou símbolo da profissão de enfermagem.
Fonte: capital.sp.gov.br

Check Also

consultoria-na-rua

Equipes do Consultório na Rua atuam em todas as regiões da cidade

Além das 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são a porta de entrada para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *