As pessoas idosas da cidade de São Paulo receberam dois novos equipamentos para potencializar seu acesso à rede de serviços da Prefeitura de São Paulo. Trata-se do Centro de Referência de Direitos Humanos e Cidadania da Pessoa Idosa, localizado no Cambuci; e do Posto Avançado de Direitos Humanos e Cidadania da Pessoa Idosa, na Vila Romana, ambos vinculados à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).
Na cerimônia de inauguração, que reuniu autoridades ligadas à promoção de direitos da pessoa idosa, as equipes que prestarão os serviços e o próprio público que os frequentará, a autonomia foi ressaltada como um dos pontos principais a serem trabalhados pelos equipamentos.
“A gente já sabe que só a renda não diminui as vulnerabilidades. Elas são cruzadas e os serviços também devem ser integrados. O Centro de Referência, juntamente com o Posto Avançado de Direitos Humanos e Cidadania da Pessoa Idosa, ajudam outros serviços da nossa rede a alcançarem a pessoa idosa”, declarou a Secretária Municipal da SMDHC, Soninha Francine.
Com equipes formadas por gerontólogos, assistentes sociais, advogados e psicólogos, entre outros profissionais que atuam na pauta 60+, o Centro de Referência e o Posto Avançado de Direitos Humanos e Cidadania da Pessoa Idosa funcionarão de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h e podem ser acessados gratuitamente. O objetivo é prevenir e enfrentar as violações de direitos das pessoas idosas, assim como promover o bem estar e a melhoria de sua qualidade de vida.
De acordo com a Coordenadora de Políticas para a Pessoa Idosa, Ana Cristina Silveira Teixeira, “é preciso garantir a autonomia da pessoa idosa e ampliar a rede de atendimento é mais um passo para promover sua plena cidadania”.
Centro de Referência de Direitos Humanos e Cidadania da Pessoa Idosa
Endereço: Rua Teixeira Mendes, 262, Cambuci (fica dentro do Polo Cultural da Terceira Idade). Tel.: (11) 3272-8745.
Horário de atendimento ao público: das 9h às 16h
Posto Avançado de Direitos Humanos e Cidadania da Pessoa Idosa
Endereço: Rua Cerro Corá, 1.203 – Vila Romana.
Horário de atendimento ao público: das 9h às 16h.
Fonte: capital.sp.gov.br