Home / Comunidade / Secretaria do Trabalho prorroga inscrições para startups verdes até o dia 4 de junho
green-sampa

Secretaria do Trabalho prorroga inscrições para startups verdes até o dia 4 de junho

As inscrições para o programa gratuito de residência do Green Sampa foram prorrogadas até 4 de junho. A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo selecionará 20 startups com foco em tecnologias verdes para residirem por um ano no Hub Green Sampa, primeiro centro de inovação e negócios verdes da capital, que será instalado na Praça Victor Civita, região de Pinheiros, Zona Oeste da cidade. Além da residência, as empresas selecionadas participarão de uma aceleração. Os interessados podem se inscrever aqui (http://adesampa.com.br/adeeditais/edital-15-2021-chamamento/).
“As tecnologias verdes vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado. As empresas estão investindo em sustentabilidade ambiental e econômica. E é visando esse futuro econômico que estamos criando o Hub Green Sampa e iniciando este programa de residência. Queremos promover a economia verde na capital, principalmente durante a retomada econômica da cidade, quando poderemos gerar mais impacto e empregos para todos”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.
Crescimento sustentável – O Hub de Tecnologias Verdes integra o programa Green Sampa – que estimula o crescimento sustentável da cidade e é implementado pela Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, e tem como objetivo reunir os mais diversos atores do setor de tecnologias verdes em um único espaço. No local, serão realizadas rodadas de negócios com foco em aproximar startups com ideias inovadoras a donos de grandes empresas, universidades, centros de pesquisas, entre outros. No térreo do Hub, as startups residentes poderão expor as suas iniciativas e suas tecnologias para apreciação do público. Já no primeiro andar, a Prefeitura de São Paulo está preparando um espaço composto por computadores, sala de reunião, acesso à internet, além de uma sala de áudio para gravação e produção de conteúdo, que será utilizado pelas empresas selecionadas para a residência.
Além do espaço físico, os selecionados também receberão um ano de aceleração, que será composta por acesso ao mercado nacional e internacional, assessorias e mentorias coletivas e individuais. As atividades contarão com temas que impactam diretamente a produtividade dos negócios e o desenvolvimento econômico e sustentável da capital.
“A Ade Sampa atua com diversas ações com foco no desenvolvimento econômico dos empreendedores da cidade. O Green Sampa chega para alavancar o ecossistema empreendedor de tecnologias verdes da capital. Acreditamos que aqui existem soluções inovadoras que podem contribuir com a sustentabilidade e com a economia paulistana”, declara o presidente da Ade Sampa, Frederico Celentano.
Soluções inovadoras – Para participar, as startups devem apresentar projetos e soluções inovadoras sustentáveis dentro de nove eixos: água e saneamento; ecoagricultura e segurança alimentar; eficiência e clean web; eficiência energética, energias limpas e armazenamento energético; indústria limpa e logística reversa; mobilidade urbana e transportes; parques e áreas verdes; qualidade do ar e resíduos sólidos.
As atividades serão realizadas levando em consideração a maturidade de cada negócio selecionado. No programa, participam negócios que estão em fase inicial de seus projetos, construindo e levantando hipóteses, identificando o problema e a lacuna de mercado, com foco em empresas já existentes no mercado que querem desenvolver um produto ou serviço novo. A validação é para iniciativas existentes, cujo produto e modelo estão em experimentação, testados e com MVP – Produto Viável Mínimo, pronto ou em construção.
A tração tem como objetivo acelerar negócios existentes que contam com clientes e geram receita, mas que estão em fase de identificação de áreas para crescer. E a escala é para negócios estruturados, com espaço no mercado, com desafios de crescimento constante e investimento para expandir e replicar.
Fonte: capital.sp.gov.br

Check Also

usp

USP: Primeira planta de conversão de hidrogênio

Nas próximas semanas entrará em operação, no campus Capital-Butantã da Universidade de São Paulo (USP), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *