A Secretaria Municipal de São Paulo promove, até o próximo domingo (31), a Semana do AVC (Acidente Vascular Cerebral) 2021 em parceria com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). Um dos eventos que será realizado neste período é a videoconferência “São Paulo sem AVC!”, que será transmitida dia 30, a partir das 9h, pela página do YouTube da SBH. A exibição, voltada para os profissionais da Saúde, contará com nove apresentações temáticas e uma discussão final sobre os pontos de interesse na prevenção e tratamento efetivo da doença.
O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, ocorre quando os vasos que levam sangue para o cérebro entopem ou se rompem, causando paralisia cerebral. É uma das doenças que mais causa incapacidade no mundo: cerca de 70% das pessoas não retornam ao trabalho depois do acidente vascular cerebral. Outros 50% dependem de terceiros para realizar as atividades diárias, segundo a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares.
Existem dois tipos de AVC, o isquêmico e o hemorrágico, que se manifestam por motivos diferentes. O isquêmico é o mais frequente e ocorre quando há obstrução de uma artéria que impede a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo. O hemorrágico é caracterizado pelo rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia.
O corpo pode dar alguns sinais de derrame, como formigamento no rosto ou corpo, confusão mental, alteração da fala ou compreensão, tontura e dor de cabeça súbita sem causa aparente. Fonte: capital.sp.gov.br
