A cidade de São Paulo registrou queda na vacinação de importantes vacinas, tais como a pentavalente, poliomielite e sarampo. Para tentar alcançar a meta de cobertura, no dia 1º de outubro começa a campanha de multivacinação.
A vacina pentavalente protege contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e uma bactéria que causa infecções na garganta e nariz. No primeiro semestre do ano passado, a capital vacinou 100% do público alvo. Mas, neste ano, apenas 79,4%.
No mesmo período, a cobertura da vacina da poliomielite, que protege contra a paralisia infantil, caiu de 81,4% para 79,6%. E a do sarampo de 89% para 88%.
A vacina da gripe também está com baixa procura. No ano passado, a cobertura passou de 92%. Neste ano, patina em 66%. O intervalo de duas semanas entre a vacina da covid-19, e a da influenza, atrasou o calendário de imunização contra a gripe.
Já algumas vacinas tiveram aumento na cobertura vacinal, como a BCG, que passou de 56,8% para 72,6%, e a Hepatite A, que foi de 79,5% para 81,7%.
A vacina contra a Covid também tem bom alcance na capital paulista: 70% dos adultos já completaram a imunização, e 90% dos adolescentes tomaram a primeira dose.
Campanha de multivacinação – Para tentar alcançar as pessoas que ainda precisam se imunizar, a campanha de multivacinação começa dia 1º de outubro. O SUS oferece, de graça, 18 vacinas que protegem contra várias doenças.
Jovens abaixo de 15 anos são o público-alvo, mas a campanha também vai valer para os adultos que estiverem com qualquer dose atrasada.
A médica da Vigilância Epidemiológica, Melissa Palmieri, exemplifica alguns imunizantes que podem ser atualizados na carteira de vacinação.”Vou dar exemplos, vacinas importantes contra: difteria, tétano, coqueluche, poliomielite, meningite, pneumococo, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, hepatite A, e para adolescentes vacina de HPV”.
Check Also
Domingo é dia de decisão em 2º turno para a Prefeitura de São Paulo
O novo prefeito da cidade de São Paulo será definido apenas em 2º turno, que …