Com alto índice de aprovação de motociclistas e motoristas, a Faixa Azul chegou nesta quarta-feira (26) a 221,2 km implantados pela Prefeitura na cidade de São Paulo, com a entrega de mais 6 km da via preferencial para motos em ambos os sentidos da Avenida do Estado, por onde passam 14,4 mil motocicletas por dia. Esse é o segundo trecho entregue em 2025. A primeira entrega do ano, na Avenida das Nações Unidas, tem 3 km e foi feita em 22 de janeiro.
Segundo o prefeito Ricardo Nunes, a cidade tem um enorme desafio de completar 400 km de Faixa Azul até 2028 ou, até mesmo, ultrapassar essa marca. “A atividade de uso da moto é perigosa, os dados mostram e a gente sabe que é, e aí compete a nós fazermos as ações para diminuir a letalidade, diminuir o número de acidentes e é isso que a gente está fazendo com a Faixa Azul, que tem sido reproduzida em outros municípios como São Bernardo, Santo André, por conta da experiência positiva que a gente vem tendo aqui”, afirmou o prefeito.
Atualmente, 46 vias na capital estão sinalizadas com a faixa preferencial de motos. Diariamente, mais de 500 mil motociclistas são beneficiados em seus deslocamentos com a Faixa Azul.
“Não podemos deixar de ressaltar a importância desse projeto para salvar vidas, para não sobrecarregar o nosso sistema de saúde. Você ter uma reserva de espaço que consiga dar uma dirigibilidade mais segura para o condutor é uma forma de fazer com que esse trabalhador consiga voltar para casa no fim do dia”, disse o secretário executivo de Mobilidade e Trânsito, Gilmar Pereira Miranda.
Pesquisa realizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e divulgada pela Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SEMTRA) nesta quarta aponta o alto grau de satisfação dos usuários de quatro vias que receberam a Faixa Azul, tanto os de moto quanto os de automóveis. A pesquisa ouviu condutores que utilizam a Avenida dos Bandeirantes, Avenida Sumaré, Avenida das Nações Unidas e Avenida Vinte e Três de Maio, todos com índices acima dos 90% de aprovação, acreditando que a Faixa Azul é um projeto benéfico.
Mais segurança: a primeira Faixa Azul da cidade foi ativada em 25 de janeiro de 2022. Ela foi implantada na Avenida 23 de Maio, no sentido Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad. O trecho inaugural tinha 5,5 km de extensão. Para ser implantada, é necessária aprovação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
O projeto-piloto foi criado por profissionais da CET das áreas de Planejamento e Projetos, Segurança Viária, Operacional e Sinalização com o objetivo de reduzir mortes no trânsito e melhorar o convívio dos diversos modais na cidade, que tem uma frota de motos de mais de 1,3 milhão de unidades. A proposta foi inspirada em experiências anteriores e, também, internacionais. O objetivo é reorganizar o espaço viário proporcionando mais segurança aos motociclistas e harmonizando a convivência entre os modais.
A Faixa Azul é baseada em dois princípios de segurança viária: Visão Zero e Sistemas Seguros. A Visão Zero é uma abordagem em que nenhuma morte no trânsito é aceitável – todas são evitáveis. Já o Sistema Seguro é uma forma de evitar que os erros dos motoristas e pilotos possam ocasionar ferimentos graves ou mortes.
Fonte: capital.sp.gov.br