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Santa Marcelina, referência em Educação e Saúde

Instituição centenária concede entrevista ao Jornal Nosso Bairro

1 – O Santa Marcelina é uma instituição centenária, sendo assim, como lida com a tradição sem fechar os olhos para a modernidade?
Entendemos que, a tradição caminha com os sinais dos tempos e as exigências da sociedade. Nossa Instituição Santa Marcelina é centenária e desde o começo teve como bussola trabalhar ciência e fé estando atentas aos desafios da modernidade.
O modelo de educação que o nosso fundador Beato Luís Biraghi nos deixou como legado perpassa os tempos e permanece sempre atual; sua preocupação era desenvolver uma educação que correspondesse aos desafios da sociedade, desta forma, tudo o que fosse importante para a aprendizagem dos educandos deveria ser agregado à proposta com intuito de sempre estar em constante atualização.
Em seus escritos encontramos esta exortação: “Estejam sempre atentas aos sinais dos tempos.”
santa-marcelina_2_22 – Qual a proposta pedagógica do colégio e da faculdade?
A proposta da Instituição Santa Marcelina possui sua originalidade e atualiza sua ação por meio das relações que se estabelecem entre educando, educador e família; somos mediadores desta ação que tem como objetivo a própria construção do conhecimento.
Nos baseamos na concepção sociointeracionista, segundo a qual os educandos constroem seu conhecimento por meio das interações ao longo de um processo histórico, cultural e social. Consideramos as diferentes gerações, da Y a Alpha, o modo como aprendem, por possuírem pensamento não linear. Estes são elementos fundamentais para as escolhas didático-metodológicas da educação Marcelina.
Nosso projeto pedagógico orienta-se por um fazer cotidiano voltado ao desenvolvimento de competências e habilidades, por meio da mediação, diálogo, respeito à diversidade, atitude crítica, princípios éticos e de solidariedade cristã, expressos no acolher, no cuidar e no educar, que evidencia uma concepção de criança, adolescente e jovem como sujeito competente que produz cultura e é dotado de direitos e deveres.
3 – Como permitir que os alunos sejam protagonistas de suas próprias histórias?
Em nossa visão, a escola e a faculdade são lugares de relações que acontecem no cotidiano entre toda a comunidade educativa. Nesta interação, vamos propiciando um ambiente onde os educandos vivenciam diferentes experiências. Neste espaço formativo, o aluno tem a possibilidade de ampliar o seu universo intelectual e, desta forma, exercer o protagonismo nas diferentes propostas.
4 – Qual o maior desafio de ensinar em plena Era Digital?
Em nosso entendimento, vivenciar a educação na Era Digital é uma oportunidade de transformar as relações e a aprendizagem, fazendo com que ela corresponda aos avanços da sociedade atual. Temos grandes desafios que nos impelem a sempre qualificar nossos métodos e recursos para que, de fato, a aprendizagem dos educandos aconteça.
Hoje não se pode dissociar educação e tecnologia, que sempre estiveram presentes em nossas práticas educativas, mas com os desafios impostos pela pandemia, intensificamos o uso destas Tecnologias da Informação e Comunicação educacionais.
santa-marcelina_4_25 – Qual o papel dos diversos agentes (pais, alunos, escolas) para alcançar uma educação de qualidade?
Pensamos que todos devem participar ativamente do processo formativo dos educandos. Esse tripé família, aluno e escola possibilita o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e espiritual, onde todos são corresponsáveis desta formação global.
6 – No caso de jovens e adultos, como eles são preparados para o mercado de trabalho?
Teoria e prática constituem o binômio de nossa proposta educativa. Os alunos são convidados a lançar um olhar sob a realidade mercadológica, para o universo profissional no qual serão inseridos.
Na Proposta Educacional e Metodológica da Instituição, o aluno é considerado como sujeito do processo ensino-aprendizagem. No Ensino Superior são desenvolvidas metodologias ativas, buscando a contextualização dos conteúdos teóricos, com o uso de projetos, estudos de caso de situações inseridas no contexto nacional e, principalmente, regional, com foco em sua capacidade de observação, e estimulando discussões em pequenos grupos e com a classe toda. É dada ênfase aos estudos teórico-práticos, possibilitando maior vivência dos conteúdos, preparando a independência profissional do discente. A metodologia no processo ensinar-aprender visa estimular o aluno a refletir sobre a realidade social, buscando desenvolver o aprender a aprender, o aprender a ser, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a conhecer, constituindo assim atributos indispensáveis à formação dos profissionais formados na Santa Marcelina.
Os estágios também possibilitam uma vivencia maior e se transformam em grandes laboratórios de aprendizagem neste percurso acadêmico.
Procuramos ajudar os alunos a vivenciarem o protagonismo, criatividade e autonomia. Desta forma o jovem pode delinear o seu perfil profissional de acordo com suas habilidades. Neste contexto o aluno é incentivado a assumir com responsabilidade a sua escolha profissional.
7 – Quais valores permeiam a educação propiciada pelo Santa Marcelina?
Para nós, os valores Evangélicos são princípios que regem todas as nossas ações. Eles nos permitem propiciar aos nossos alunos uma educação diferenciada, favorece o processo de desenvolvimento da pessoa em todas as suas dimensões, capacitando-a a assumir, na liberdade, a responsabilidade pelo que é e faz.
“Para isso, a ação educativa no estilo das Marcelinas  pauta-se por “traços” característicos: a afabilidade (que abre o diálogo educativo com simplicidade e bondade, que acolhe, acompanha e responde); o viver com (que motiva ao mediador a uma atitude de disponibilidade emotiva e cognitiva, a partilhar das experiências dos alunos, com receptividade e vigilância); a uniformidade (que propõe a colaboração, o trabalho em grupo, a acolhida recíproca e valoriza as potencialidades de cada um); a alegria, estar alegre (que determina o clima do viver e do aprender juntos. Essa alegria nasce de um olhar sereno e positivo sobre a realidade); e simplicidade (que inspira sinceridade, clareza, firmeza a um estilo de vida e à relação educativa) ” (Matriz curricular Ensino Religioso, 2020).

santa-marcelina_1Mais informações no site:
https://www.santamarcelina.org.br/educacao/fasm_unidade.asp?id=29
ou através dos telefones (11) 3824-5800 e (11) 2217-9110.
Unidade Itaquera: Rua Cachoeira Utupanema, 40 – Vila Carmosina.
Unidade Perdizes: Rua Dr. Emílio Ribas, 89 – Perdizes.
Confira as redes sociais da Faculdade Santa Marcelina:
https://www.instagram.com/fasm.oficial/  | https://www.facebook.com/fasmoficial

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