A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), a Federação Nacional das Entidades do Terceiro Setor (FENATS), deu início nesta terça-feira, dia 12, ao projeto SAMPA Saúde em Movimento, em 15 parques e praças da capital paulista. A proposta é levar qualidade de vida e saúde por meio da atividade física, com ações gratuitas para a população.
O SAMPA Saúde em Movimento, que também tem a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atenderá pessoas acima de 18 anos, que receberão a orientação necessária para deixar o sedentarismo ou melhorar o exercício de suas capacidades físicas. Cada local contará com dois profissionais de educação física capacitados e uniformizados para o atendimento, de Terça a sexta-feira: 06h às 10h e 16h às 20h; Sábado: 06h às 15h; Domingo: 07h às 14h
E desde quinta-feira, dia 14, o SAMPA Saúde em Movimento iniciou o atendimento individualizado, com duas unidades móveis de saúde, que utilizarão equipamento de ponta para oferecer avaliações físicas. Os primeiros locais visitados serão o Parque Chácara do Jockey e o Parque Anhanguera, das 6h às 10h e das 16h às 20h. Em conjunto as avaliações, os professores de educação física vinculados do projeto ministrarão aulas de ginástica e dança.
Serão duas unidades móveis de saúde. Caminhões com dois consultórios devidamente equipados com maca, lavabo, geladeira e ar-condicionado, e mais importante, com o InBody 370s, dispositivo utilizado em algumas das academias mais renomadas do Brasil e que oferece uma avaliação mais profunda da circunferência e do tipo de corpo do usuário. Por meio de um método chamado Análise de impedância bioelétrica (BIA), mede a composição do corpo, que divide seu peso em diferentes componentes, como massa corporal magra e massa gorda para avaliar saúde e nutrição.
Após a inscrição no programa e avaliação física com anamnese, o passo seguinte é receber a orientação com base nos dados individuais e as sugestões de atividades compatíveis com a condição física de cada um. Os profissionais farão o acompanhamento e as atualizações das prescrições de atividades física recebidas na avaliação física, além de ministrarem aulas e atividades físicas. Para completar, também será realizada uma consulta nutricional por vídeo conferência.
As duas unidades móveis de saúde se revezarão na visita aos 15 parques e praças ao longo do ano.
Parque Chácara do Jockey
Quinta-feira (14): 6h às 10h e 16h às 20h. Sábado (16): 7h às 12h
Parque Anhanguera
Quinta-feira (14): 6h às 10h e 14h às 18h. Sábado (16): 7h às 12h
Confira onde participar do SAMPA Saúde em Movimento na nossa região:
Parque Anhanguera | Perus; Parque Raposo Tavares | Vila Albano; Chácara do Jockey | Vila Sonia
Mais informações: Site: www.sampasaudeemmovimento.com.br
Instagram: @sampasaudeemmovimento
Fanpage: facebook.com/sampasaudeemmovimento
Check Also
USP: Primeira planta de conversão de hidrogênio
Nas próximas semanas entrará em operação, no campus Capital-Butantã da Universidade de São Paulo (USP), …