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Rede Municipal de Ensino de São Paulo atinge melhor nota da história no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgados nesta terça-feira (15) pelo Ministério da Educação (MEC), mostram que a Rede Municipal de Ensino de São Paulo atingiu a maior nota da história desde que o indicador foi implantado pelo governo federal para mediar a qualidade da educação básica no país. O resultado mostra que a nota para os Anos Iniciais ficou em 6,0 e Anos Finais conquistou media 4,8, ambos Ensino Fundamental.
O indicador é resultado da taxa de aprovação e a proficiência dos estudantes na Prova Brasil (que compõe o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB) em Língua Portuguesa e de Matemática. O IDEB dos anos iniciais considera a taxa de aprovação referente às turmas de 1º ao 5º anos e o desempenho dos estudantes de 5º ano.
Para os anos finais, o desempenho escolar refere-se às turmas de 9ºs anos e a taxa de aprovação considera os dados do Censo Escolar, referentes aos estudantes do 6º ao 9º anos. No Ensino Médio, o IDEB considera o rendimento dos estudantes da 3ª série e o fluxo escolar referente a todas as séries que compõem essa etapa.
Os resultados do SAEB para os Anos Iniciais, a Rede Municipal de São Paulo conquistou nota 213,69 para Língua Portuguesa e 223,30 para Matemática. Os anos Finais do Ensino Fundamental obtiveram nota 252,97 para Língua Portuguesa e 251,49 para Matemática.
Ações Pedagógicas – A melhora das notas do IDEB está vinculada a iniciativas implantadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME), como o do Currículo da Cidade, disponibilizado em 2018. O documento trouxe novidades em relação à diretriz nacional, com a inclusão dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que envolvem os conteúdos escolares por ano, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Matriz de Saberes e está alinhado a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O retorno da Prova e Provinha São Paulo também contribuiu para o crescimento no IDEB. As avaliações Ensino Fundamental são aplicadas para estudantes do 2º ao 9º anos. Elas avaliam o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa (Leitura e Produção de Textos), Matemática e Ciências Naturais (essa somente a partir do 3º ano).
Outra ação que evidencia o bom resultado de São Paulo é o investimento feito para a ampliação do tempo integral na cidade, que cresceu 10 vezes desde 2016. Ao todo são 132.439 estudantes nessa modalidade, representando 10% dos estudantes matriculados na Rede Municipal. Em 2016, o número era de 13.421 estudantes.
A Secretaria investe na formação de professores da Rede Municipal de Ensino desde 2017, o que reflete nas práticas pedagógicas em sala de aula. Em agosto de 2020, foi inaugurado o Centro de Formação de Professores (CEFORP), que oferecerá formação a todos os educadores da rede municipal a partir do Currículo da Cidade e demais projetos da Secretaria. Desta forma, o Centro contribuirá significativamente para a melhoria na qualidade do atendimento dos estudantes da Rede Municipal.

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