A Prefeitura de São Paulo lançou neste 14 de março, a “Rede Amigos do Peito”, iniciativa que busca apoiar os profissionais da educação infantil, como educadoras e nutricionistas, no acolhimento e incentivo às famílias para a continuidade do aleitamento materno após o ingresso de bebês e crianças na vida escolar. Mães que trabalham nas unidades também fazem parte do público-alvo da Rede.
A amamentação é um direito dos bebês e das crianças à especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social, e a Prefeitura desenvolve uma série de ações para garanti-lo tanto para crianças atendidas por serviços públicos municipais quanto para as filhas de servidoras.
Podem participar da iniciativa pessoas indicadas pela direção da unidade escolar que atuam diariamente como professores, agente de apoio e agente escolar, além de outros profissionais das Diretorias Regionais de Ensino que acompanham as Unidades. Os interessados participarão de uma trilha de aprendizagem com vídeos curtos e atividades simples. Ao final da trilha, os participantes terão um encontro presencial em que serão reconhecidos como embaixadores do aleitamento materno.
A formação será dividida em cinco módulos: “Acolhimento para a amamentação”, “A UE promotora da amamentação”, “Espaços de Amamentação na UE”, “Passo a passo para o envio do leite materno à UE” e “Utensílios protetores da amamentação”. Os embaixadores serão referências para apoio e esclarecimento de dúvidas para a comunidade educacional, além de atuarem para fortalecer a parceria entre as famílias e a unidade educacional com ações de incentivo e promoção ao aleitamento materno.
As inscrições para a formação vão até 26 de março por meio de um formulário online. Os módulos das trilhas de aprendizagem estarão disponíveis na plataforma Google Sala de Aula a partir do dia 1º de abril. Os encontros presenciais estão previstos para acontecer em maio. “Essa é mais uma ação integrada da Rede Municipal para fortalecer o incentivo ao aleitamento materno. Garantir o acesso à amamentação é um direito fundamental das mães e para o desenvolvimento integral dos nossos bebês e crianças. Esse é um dos nossos compromissos”, enfatizou o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula.
A Rede Amigos do Peito é um trabalho da Secretaria Municipal de Educação (SME) e resultado de uma parceria entre a Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) e a Divisão de Educação Infantil (DIEI/COPED), para realizar formações com as educadoras e nutricionistas para atuação como promotoras da amamentação no ambiente educacional, além de desenvolver uma rede de comunicação e apoio entre as embaixadoras.
Com a criação da Rede Amigos do Peito, a Secretaria de Educação espera impulsionar as ações de proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno nas Unidades Municipais de São Paulo.
Fonte: capital.sp.gov.br