Questões culturais e sentimento de culpa ainda são tabus para muitas famílias
O crescimento da população idosa, aliado à diminuição do tamanho das famílias, trouxe uma questão delicada: o que fazer para não deixar o idoso sozinho, ocioso, sem a atenção necessária à saúde e com a qualidade de vida reduzida? A busca por uma solução mais adequada esbarra em aspectos culturais que pouco têm a ver com aquilo que a pessoa idosa possa estar precisando para estimular a parte física, cognitiva e social.
– Ainda se tem a ideia de que o lugar do idoso é junto aos familiares. Mas qual a quantidade de tempo que passamos com eles na vida contemporânea? Acreditamos que estar em um local onde ele possa ser estimulado, participando de atividades físicas, cognitivas, culturais e sociais seja fundamental na manutenção de sua saúde emocional e motora– explica a psicóloga Daniela Bernardes, do Residencial Club Leger.
Foi a falta de tempo para dar os cuidados que a mãe necessitava que levou Tatiana Cotrim a buscar um local adequado para recebê-la.
– Ela passou sofrer com a falta de memória, principalmente para coisas recentes. Nós não tínhamos como estar tão presentes quanto gostaríamos. Foi aí que começamos a procurar um local para ela ter uma vida mais com sociabilidade e atendimento à saúde – explicou Tatiana.
Foi durante essa busca que elas encontraram o Residencial Clube Leger. O local, segundo Tatiana, oferece a segurança e a qualidade no atendimento que ela tanto desejava.
– Os aspectos que mais nos chamaram a atenção foram a limpeza, a qualificação dos funcionários e as atividades empregadas. Nós percebemos melhoras nela. A rotina e os horários são bem respeitados. A alimentação também melhorou porque é mais balanceada.
Localizado em um espaço de 110 mil metros quadrados vizinho à área de preservação do Parque Estadual do Jaraguá, a 20 quilômetro do Centro de São Paulo, o Residencial é cercado de área verde que permite aos residentes atividades como piqueniques, trilhas e aulas de jardinagem. O espaço tem uma equipe multidisciplinar com geriatra, enfermeiros, terapeuta ocupacional, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e psiquiatras.
A estrutura conta com salão para festas e eventos, adega, biblioteca, confecção de arranjos florais, restaurante, piscina, quadra de tênis, capela e fogão à lenha.
Instagram residencialleger | Facebook residencialseniorsaopaulo
Telefone 3947-4005 |WhatsApp 94475-4547
Rua Antônio Cardoso Nogueira, 859 – Parque Estadual do Jaraguá (a 20 km do centro de São Paulo)