Na tarde desta quarta-feira, dia 07, a equipe técnica da Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, esteve na Lapa visitando a redação do Jornal & Revista Nosso Bairro para apresentar à sua direção, os cursos e programas voltados a geração de trabalho, renda e inclusão social. Estiveram presentes nesta reunião: Roberto Carlos, Coordenador I de Projetos da Fundação Paulistana; Antônia Soares, Superintendente de Desenvolvimento Social da ADESAMPA e Cleide Coutinho; Assessora Técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico – CDE.
Sobre a Fundação Paulistana
A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento e Trabalho, da Prefeitura de São Paulo oferece ações de qualificação profissional e empreendedora, de forma presencial e à distância em setores estratégicos para o Município, tendo já qualificado mais de 28 mil cidadãos ao longo de sua existência.
Atualmente, a Fundação oferece cursos de Análises Clínicas, Gestão em Saúde, Farmácia, Cuidador de Idosos, Hemoterapia e Saúde Bucal, na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante com cursos como moda e costura, formação em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo, trabalho no varejo, assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro, assistente de logística, elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, aquaponia, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia.
Devido a grande quantidade de ciclista na região Oeste o Coordenador de Projetos da Fundação Paulistana, deu destaque ao curso MOVE de manutenção de transportes sustentáveis, que capacita alunos a desmontar, consertar e montar bicicletas, patins e skates de vários modelos, com aulas que também abordam desenvolvimento de raciocínio lógico, relações interpessoais e conscientização ambiental, com duração de 80 horas divididas em 4 horas diárias, de segunda a sexta, durante 4 semanas. Os alunos aprendem a desmontar e montar bicicletas, skates e patins, e realizar consertos e instalação de peças, salientando o aumento do uso desses meios de transporte para entregas de delivery.
O curso oferece material didático, minikit de ferramentas e certificado de participação! O curso M.O.V.E é um dos inúmeros cursos oferecidos pela Fundação Paulistana.
A ADE SAMPA – Agência São Paulo de Desenvolvimento tem como objetivo fortalecer e apoiar pessoas que têm, ou querem abrir, um negócio nas periferias da cidade de São Paulo, acompanhando e atendendo esses empreendedores desde o início de sua jornada.
Conta com o atendimento, tirando dúvidas sobre formalização para Microempreendedor Individual (MEI), documentação, estruturação do plano de negócios, orientações sobre microcrédito, acompanhamento personalizado. Oferece cursos gratuitos sobre: empreendedorismo para a estruturação e gestão de negócios, fluxo de caixa, uso de redes sociais, entre outras temáticas importantes para expansão empreendedora, oferecendo espaços de trabalhos gratuitos espalhados pela cidade de São Paulo, com toda a infraestrutura necessária. Além de fortalecer a cultura empreendedora através de feiras online e presenciais para exposição dos negócios, produtos/serviços, conectando redes e para negócios mais estruturados, oferecem programas de aceleração com acompanhamento completo e recursos para os projetos selecionados. As acelerações trazem oficinas, mentorias, atendimentos personalizados, rodadas de negócios, além de apoio financeiro, para fazer com que esses negócios se desenvolvam
Coordenadoria do Desenvolvimento Econômico – CDE: Orienta o desenvolvimento econômico no município de São Paulo por meio da formulação, implementação e avaliação de políticas públicas voltadas à geração de renda, redução das desigualdades regionais, através dos Programas SPCoopera de apoio ao Cooperativismo, Programa Mãos e Mentes Paulistanas de apoio aos empreendedores artesanais e manualistas , Programa São Paulo Afroempreendedor, de apoio ao Micro e Pequenos Afroempreendedores, Observatório da Gastronomia direcionado ao fortalecimento e articulação da cadeia da alimentação e da gastronomia ligados à economia, cultura, segurança alimentar e sustentabilidade e o Programa Fashion Sampa que tem como objetivo fomentar o setor da moda na Capital.
Check Also
USP: Primeira planta de conversão de hidrogênio
Nas próximas semanas entrará em operação, no campus Capital-Butantã da Universidade de São Paulo (USP), …