Home / Cultura / Provão Paulista é porta de entrada para estudantes da rede pública ao ensino superior
procao-paulista

Provão Paulista é porta de entrada para estudantes da rede pública ao ensino superior

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sancionou nesta segunda-feira (18) o decreto que institui o Provão Paulista Seriado. O exame servirá de instrumento de avaliação de desempenho dos estudantes do Ensino Médio da rede estadual e municipais – que ofertam a etapa – e mais uma opção de acesso aos cursos de graduação das universidades públicas paulistas: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs).
O Provão será aplicado anualmente em formato seriado ao fim do ano letivo de cada uma das três séries do Ensino Médio. Os candidatos devem, obrigatoriamente, ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.
Em caráter excepcional, em 2023, os resultados do primeiro exame – previsto para novembro – poderão ser usados já para ingresso dos estudantes que hoje estão na 3ª série. A partir do próximo ano, será utilizada uma nota acumulada das provas feitas na 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Finalmente, em 2025, serão consideradas as avaliações nas três séries.
13 mil vagas em cursos de graduação  – Para 2024, serão ofertadas 13 mil vagas dos cursos disponíveis nas universidades conveniadas. No Provão Paulista Seriado, os candidatos serão avaliados em todos os componentes curriculares do Currículo Paulista e nos moldes de vestibular.
“O principal objetivo do Provão é democratizar as oportunidades de acesso ao ensino superior público.  Com ajuda do Provão, a rede também conseguirá avaliar, de forma mais detalhada, o desempenho dos alunos matriculados no Ensino Médio ano a ano e não apenas ao fim do ciclo”, explica o secretário da Educação, Renato Feder.  Fonte: saopaulo.sp.gov.br

Check Also

celular

Projeto que proíbe celulares nas escolas em SP é aprovado e segue para sanção do governador

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em votação ocorrida nesta terça-feira, 12 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *