Home / Comunidade / Projeto esportivo impacta pessoas em vulnerabilidade social na região central de São Paulo
projeto-esportivo

Projeto esportivo impacta pessoas em vulnerabilidade social na região central de São Paulo

Projeto de práticas esportivas criado por educadores físicos do Redenção na Rua, da UBS Redenção, administrada pela Associação Filantrópica Nova Esperança (AFNE), auxilia na recuperação de dependentes químicos na região central de São Paulo. A iniciativa, que prioriza o futebol, busca aproximar os serviços de saúde e assistência às pessoas em vulnerabilidade social.
Em funcionamento desde julho de 2021, o projeto promove encontros semanais em uma quadra na rua Largo Coração de Jesus, no bairro Campos Elísios, e conta com a participação de diversos profissionais da saúde como pedagogos, enfermeiros e assistentes sociais para uma abordagem completa. Atualmente, os treinos alcançam até 100 pessoas por mês.
“Os encontros são uma poderosa ferramenta de inclusão. Os participantes desenvolvem autoconfiança e percebem que são protagonistas em suas vidas. Nós incentivamos esses pensamentos e estabelecemos um vínculo único com eles, algo que apenas a equipe de saúde não conseguiria”, afirma Vinícius Augusto, um dos profissionais de Educação Física do Redenção na Rua.
O projeto quer alcançar cada vez mais pessoas, especialmente aquelas que ainda estão inseridas nas cenas de uso, e transformar a realidade do Centro de São Paulo. Assim, a cada aula, os educadores se empenham para engajar o público e atrair novos participantes. A ideia é integrá-los nos serviços da região, mostrar que não estão sozinhos e que há um caminho diferente por onde podem seguir.
“Participo destes treinos há 2 anos. Acordo pensando no futebol e aqui me esqueço das drogas e do álcool, aproveitando cada treino. Estou há 4 meses sem substâncias. O projeto mudou minha vida, e as palavras de carinho da equipe e dos treinadores são o que mais valorizo”, afirma Thiago (sobrenome preservado para privacidade da fonte), um dos participantes.
Saiba mais sobre a Associação Filantrópica Nova Esperança (AFNE) – Entidade filantrópica fundada em 2003, detentora de título de utilidade pública e CEBAS, com foco em promover e desenvolver gestão de saúde. Em São Paulo, a AFNE é responsável pelo gerenciamento e execução de serviços de saúde em unidades da Supervisão Técnica da Santa Cecília e na Sé, além do Hospital Municipal Santa Dulce dos Pobres, na Bela Vista, a partir de contrato firmado com a Prefeitura do Município de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Acesse www.afne.org.br

Check Also

usp

USP: Primeira planta de conversão de hidrogênio

Nas próximas semanas entrará em operação, no campus Capital-Butantã da Universidade de São Paulo (USP), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *