Home / Gastronomia / Programa Sampa+Rural compra mais de 10 mil mudas frutíferas para agricultores paulistanos
sampa-rural

Programa Sampa+Rural compra mais de 10 mil mudas frutíferas para agricultores paulistanos

A Prefeitura de São Paulo, por meio da coordenadoria de agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realizou a aquisição de mais de 10 mil mudas frutíferas, que serão distribuídas aos agricultores atendidos pelo programa Sampa+Rural. A iniciativa tem como objetivos incentivar a geração de renda das unidades de produção; fortalecer a segurança alimentar e nutricional dos agricultores; além de aumentar a resiliência dos sistemas produtivos frente às mudanças climáticas.
A ação faz parte da estratégia de atuação do programa Sampa+Rural, cujo objetivo é ampliar, fortalecer e maximizar a agricultura urbana e periurbana da cidade de São Paulo. A aquisição de mudas frutíferas era um desejo antigo dos agricultores atendidos pelo programa, que buscam diversidade de alimentos em seus espaços produtivos.
Sobre as mudas frutíferas: Ao todo, a coordenadoria da agricultura fez a compra de quase 30 tipos de mudas, sendo elas as mais requisitadas pelos agricultores: pitaya vermelha; abacaxi; pêssego; ameixa; maracujá; cereja do rio grande, cambuci; jabuticaba; dentre outras. Cerca de 45% das mudas são nativas, estas cedidas por meio da parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, com o objetivo de incentivar os espaços de agricultura a incorporarem em sua produção plantas nativas, fortalecendo a biodiversidade do território.
Alguns produtores já estão recebendo suas mudas, e estas serão entregues conforme o cronograma elaborado em conjunto com o técnico de referencia do local de agricultura. Além das mudas, os agricultores vão receber um kit de insumos para o plantio, contendo hidrogel, calcário, pó de rocha, esterco, entre outros, de modo em que o agricultor fortaleça e trate o solo de maneira adequada para a plantação.
Impacto Climático: A fruticultura sustentável é uma forma de produção agrícola que busca minimizar o impacto ambiental e social da produção de frutas. Ela pode ser feita de várias maneiras, como: arborização na cidade; redução da necessidade de irrigação; transporte de frutas por curtas distâncias; conservação do solo; plantio de árvores.
A metodologia para escolha das espécies para a fruticultura sustentável baseia-se na escolha edafoclimática, que identifica as melhores variedades das mudas para cada região de plantio por meio do zoneamento de riscos climáticos. Isso ajuda a garantir que as frutas sejam produzidas em condições adequadas, evitando o desperdício e o impacto ambiental.
Saiba mais sobre o trabalho da Coordenadoria de Agricultura da Prefeitura de São Paulo nos siguindo no     agriculturaprefsp.

Check Also

mesa-sp

Mesa SP no Memorial da América Latina

Entre os dias 21 a 23 de novembro, o Memorial receberá o Mesa SP, o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *