Destaque
Home / Saúde e Estética / Programa Avança Saúde – Ambiental, com plantio de mudas e ações educativas nas UBSs da capital
avanca-saude

Programa Avança Saúde – Ambiental, com plantio de mudas e ações educativas nas UBSs da capital

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), iniciou nesta quarta-feira, 23 de abril, o programa Avança Saúde – Ambiental, com o plantio de mudas de árvores em diferentes regiões da cidade, além de atividades educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por meio do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (Pavs). Nesta primeira etapa, serão 100 plantios de mudas. A proposta vai permanecer durante todas as edições do Programa Avança, organizado pela SMS.
O público-alvo do evento inclui pacientes das 340 UBSs que possuem o programa implementado e munícipes da área de abrangência dessas unidades. Até o dia 30 de abril, as ações serão desenvolvidas das 8h às 17h, de acordo com as características dos territórios atendidos. Dentre as iniciativas, haverá distribuição de hipoclorito, com orientações sobre o uso consciente da água. Nas unidades, os munícipes participam de painéis interativos e mesas expositivas, com temas como ilhas de calor, teatro infantil sobre hidratação e proteção solar, descarte correto de resíduos, uso de plástico descartável e os cuidados no combate ao mosquito Aedes aegypti.
O cronograma inicial foi elaborado com base nas indicações técnicas dos profissionais do Pavs e integra o planejamento da SVMA. A definição dos locais levou em consideração aspectos territoriais, sociais e ambientais, priorizando regiões que se beneficiam de ações de reflorestamento urbano e fortalecimento da saúde ambiental. As atividades são organizadas com base nos seis eixos de trabalho do programa, sendo eles:
Horta e alimentação saudável: incentivo ao consumo de alimentos in natura;
Água, ar e solo: envolve a prevenção de doenças de veiculação hídrica e arboviroses, e outros temas;
Agenda ambiental na administração pública (A3P): visando o uso racional água, energia, papel, destinação correta de resíduos e valorização do servidor;
Biodiversidade e arborização: proteção de áreas verdes e incentivo à guarda responsável de animais, em parceria com a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) para castração e vacinação de animais, além de plantio e distribuição de mudas que são alguns dos pontos incluso nesse eixo;
Gerenciamento de resíduos: apoio na destinação ambientalmente correta dos resíduos;
Revitalização de espaços públicos: parceria com Selimp na indicação de pontos viciados de descarte irregular de resíduos para revitalização e sensibilização com a população local, orientações referentes aos Ecopontos.
Com apoio do Projeto Resclima, as equipes também passaram por formações técnicas e visitas a locais estratégicos, fortalecendo o compromisso institucional com a gestão de resíduos e o enfrentamento à crise climática. As ações se estendem às escolas e espaços públicos, com palestras sobre arborização urbana, efeito estufa e a importância de hábitos sustentáveis.

Fonte: capital.sp.gov.br

Check Also

chikunguia

Aprovada vacina contra chikungunya do Instituto Butantan e Valneva

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou no dia 14 de abril, o pedido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *