O Governo de São Paulo, por meio das Secretarias de Políticas para a Mulher e dos Transportes Metropolitanos, inaugurou na estação Luz da CPTM, o primeiro Espaço Maternidade. O projeto piloto é inovador e resulta de uma parceria intersecretarial com o objetivo de acolher as mães e bebês em trânsito, além de humanizar a amamentação e dar oportunidade de ordenha do leite materno para aliviar desconfortos. Também haverá orientações quanto à importância da doação do leite para atender 100% dos bebês na faixa etária de 1 a 24 meses.
“Mais do que uma instalação física, o espaço é um símbolo de cuidado e apoio àquelas que enfrentam desafios diários ao equilibrar suas responsabilidades familiares com suas rotinas de trabalho e deslocamento. Ao oferecermos um local seguro e confortável para elas, estamos demonstrando nosso compromisso em criar um estado mais acolhedor e acessível para todos”, afirma a primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas.
Construído com base nos preceitos do desenho universal, que atende as normas de acessibilidade e segurança dentro de uma área de 56m², o Espaço Maternidade é um ambiente projetado para acolher mães e bebês durante a amamentação e ordenha do leite materno. Além disso, serve para troca de fraldas e entretenimento das crianças, proporcionando conforto e praticidade.
O local é equipado com poltronas e mesas de canto para as mães lactantes, além de trocadores, brinquedoteca, uma copa com micro-ondas, dois cadeirões de refeição e filtro de água e dois sanitários comuns acessíveis. A sala fica na Plataforma 5 da Estação da Luz, no local de acesso ao Expresso Aeroporto. Fonte: saopaulo.sp.gov.br
Tags Primeiro Espaço Maternidade
Check Also
A CEIA DE NATAL
O Senhor Venceslau e Dona Olga, cristãos de carteirinha, mantiveram por décadas a tradição de …