Foi inaugurado nesta segunda-feira, 1º de abril, o Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) “Estrela do Amanhã”. Localizado na Rua Comendador José de Matos, 289, é o primeiro serviço da cidade que atenderá um total de 120 pessoas da região de Pirituba, entre crianças, jovens, adultos e idosos das aldeias indígenas Tekoa Ytu, Tekoa Pyau, Itakupé, Yvy Porã, Ita Endy, Itáwera e Aldeia Ytu.
“A demanda para a implantação deste equipamento existe há muitos anos e hoje, finalmente, conseguimos realizar esta entrega. Este mês é muito importante, no qual comemoramos, em 19 de abril, o Dia do Povos Indígenas. Por esse motivo, o CCI Inter é um espaço de fundamental importância para esta comunidade”, declarou o prefeito Ricardo Nunes.
Trata-se do 25º equipamento da modalidade Convivência Intergeracional. Seu objetivo é promover o convívio e a interação entre pessoas de várias faixas etárias. A troca de experiências permite a valorização cultural e o desenvolvimento de sociabilidades, reforçando a cidadania e a igualdade social.
Além de oferecer atividades que dialoguem com a cultura indígena, o serviço vai promover, em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) “Instituto Estrela do Amanhã”, aulas de futebol, natação, hidroginástica e dança. No local também serão ofertadas três refeições diárias aos atendidos: café da manhã, almoço e lanche da tarde. O repasse mensal da Prefeitura é de R$ 85.146,51.
Funcionamento: o atendimento do CCInter é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Conta com uma equipe de profissionais treinados nos cargos de gerência, psicologia, assistência social, técnicos especializados, cozinheiras, auxiliares de cozinha e agentes operacionais de limpeza.
Em geral, as unidades oferecem atividades físicas, recreativas, teatro, música e contação de histórias, além de artesanato, oficinas de brinquedos, fotografia e encontros que abordam assuntos do cotidiano dos participantes. O acesso para estes serviços ocorre por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Fonte: capital.sp.gov.br
Tags Centro de Convivência Intergeracional populações indígenas
Check Also
A CEIA DE NATAL
O Senhor Venceslau e Dona Olga, cristãos de carteirinha, mantiveram por décadas a tradição de …