Inaugurada no dia 19, mais um serviço de Intermediação em Libras em Praça de Atendimento de Prefeituras Regionais (PRs). Desta vez foi na PR da Lapa. Administrado pela SMPED – Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, é um serviço que permite através de vídeo chamada a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e servidores públicos. A instalação do sistema permitirá atender o público surdo-mudo com interpretação em tempo real. O serviço já existe também na Prefeitura Regional do Butantã.
A ideia é expandir o programa para todas as Praças de Atendimento das demais 30 Subprefeituras da Capital e também para outros equipamentos públicos, como hospitais e Unidades Básicas de Saúde. A UBS do Campo Limpo, na Zona Sul, já dispõem do serviço.
Através das webcams instaladas nos computadores é possibilitada a conversa dos cidadãos com deficiência auditiva com profissionais capacitados na linguagem de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Os profissionais capacitados em Libras estarão na chamada Central de Libras, Intérpretes e Guia-Intérpretes (Celig), da Secretaria da Pessoa com Mobilidade Reduzida, e promoverão o contato entre o cidadão e o funcionário da Subprefeitura responsável pela demanda, no horário de atendimento normal das Praças de Atendimentos das Subprefeituras, que é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Check Also
A CEIA DE NATAL
O Senhor Venceslau e Dona Olga, cristãos de carteirinha, mantiveram por décadas a tradição de …