Em comemoração aos 16 anos de Ecoponto na cidade de São Paulo, a Prefeitura, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), irá promover neste sábado, 26, o “Dia do Ecoponto”. A ação acontecerá simultaneamente em oito regiões da capital e contará com oficinas de reciclagem e doação de composto orgânico aos munícipes que levarem materiais recicláveis às unidades.
O primeiro ecoponto foi inaugurado em outubro de 2003, na região da Mooca, e desde então a cidade já recebeu mais 102 estruturas. Os pontos de entrega voluntária recebem gratuitamente pequenos volumes de entulho, grandes objetos (móveis, pode árvores, etc) e resíduos recicláveis de até 1 m³ por pessoa.
Nos últimos anos, a Prefeitura vem investindo em ações de educação ambiental e incentivando o descarte correto dos resíduos. Com isso, a adesão dos munícipes em relação aos ecopontos vem crescendo, de 2016 para 2018 houve um crescimento de 44,2%. Já no primeiro semestre deste ano, houve um aumento de 13,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nos últimos três anos, a média de recolhimento anual é de 355 mil toneladas de resíduos.
“Apesar de não receber todos os tipos de resíduos, consideramos o Ecoponto um projeto de sucesso. A adesão dos munícipes nos ecopontos tem crescido nos últimos anos e com isso, temos diminuído pontos viciados de descarte irregular na cidade. Hoje, as unidades que recebem gratuitamente os resíduos são referências no país”, diz Edson Tomaz de Lima Filho, Presidente da Amlurb.
O modelo de funcionamento dos ecopontos paulistanos poderá ser replicado em outros municípios do país. Em agosto deste ano, o Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, visitou o ecoponto de Santana, na Zona Norte, para conhecer o funcionamento da unidade e estudar as possibilidades de implementar em outros locais.
Dia do Ecoponto
Data: 26 de outubro de 2019 Horário: 9h às 16h Ações: Oficina de reciclagem e troca de composto por recicláveis
Unidades: Freguesia do Ó, R. Plácido Pereira, 699. Santana, Av. Zaki Narchi, ao lado da AACD. Alto de Pinheiros, Praça Arcipreste Anselmo de Oliveira. Cambuci, Av. do Estado x Av. D. Pedro I x Rua Ibiruba. Bresser, Praça Giuseppe Cesari, 54 (embaixo do viaduto Bresser). Vila Mariana, Rua Maurício Francisco Klabin, 37. Piraporinha, Rua João de Abreu, 326. Boturussu, Rua Nélio Batista Guimarães, 183.
Check Also
Rodízio Municipal de Veículos ficará suspenso de 23 de dezembro de 2024 a 10 de janeiro de 2025
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, informa …