Destaque
Home / Saúde e Estética / Prefeitura padronizará protocolos e fluxos para atender pacientes com dor
dor

Prefeitura padronizará protocolos e fluxos para atender pacientes com dor

A Prefeitura de São Paulo lançou nesta semana a Linha de Cuidado para a Dor, iniciativa inovadora realizada em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) que permitirá que pacientes com dor recebam cuidado integral em todos os níveis de atenção da rede municipal de saúde, de forma transversal e qualificada. O objetivo é uniformizar, padronizar e qualificar o atendimento para esses pacientes nos equipamentos municipais, criando um fluxo sistematizado na rede, além de identificar quais casos precisam ser priorizados.
“São Paulo é uma cidade que cuida da saúde da sua população e tenho certeza que essa linha de cuidado será uma referência na assistência ofertada aos paulistanos. Já temos seis Centros de Referência da Dor, um serviço pioneiro da nossa capital”, destacou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco,
No momento, mais de 50 gestores e profissionais de saúde da rede municipal e 80 alunos da USP estão sendo capacitados para fortalecer a atuação dos profissionais e qualificar o atendimento em dor, garantindo a continuidade do cuidado ao paciente entre os diferentes equipamentos de saúde no município.
De acordo com Josiane Motta e Motta, diretora da Escola Municipal de Saúde (EMS), “essa parceria é fundamental, pois deixa um legado para a cidade com a estruturação de uma linha de cuidado inédita, que estabelece o percurso assistencial dos usuários nos diferentes níveis de atenção”.
A capacitação está sendo destinada, no momento, na Atenção Primária de Saúde, que será a principal porta de entrada do usuário que sofre com a dor e será responsável pelos fluxos assistenciais, além dos encaminhamentos para os equipamentos da rede. A capacitação será focada ainda nos fluxos de encaminhamentos, protocolos de atendimentos, manejo e o planejamento terapêutico para que os profissionais avaliem as especificidades de cada paciente, considerando seu quadro clínico, demandas e necessidades, além de oferecer o melhor acolhimento para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar do paciente.
“Temos uma estatística demonstrando que, em 2024, foram atendidos mais de 530 mil pacientes por condições relacionadas a dor crônica e este número corresponde a quase 5% da população do município de São Paulo. O cuidado destes pacientes envolve diferentes profissionais, tanto na Atenção Básica quanto na Atenção Especializada. Nossos Centros de dor que atendem os pacientes com dor crônica, são uma inovação na Saúde e já beneficiaram mais de 6 mil pacientes e realizaram cerca de 480 mil procedimentos”, disse a diretora de Atenção Especializada da SMS, Lúcia Helena de Azevedo, que representou a Saúde no evento da SMS.
A Universidade de São Paulo (USP), responsável pela elaboração do conteúdo, também entregará, até 2026, linhas de cuidados em outras doenças, como: diabetes mellitus tipo 2, doenças respiratórias para crianças e adultos, câncer de mama e próstata e doença renal crônica em adultos. Dessa forma, irá definir, alinhar e padronizar as ações de cuidado com os usuários da rede, nos diferentes pontos de atenção de saúde do município, desde à Atenção Básica até a terciária, promovendo a articulação e integração entre protocolos, fluxos e outras políticas públicas.
“Nossa missão é formar profissionais tecnicamente capacitados para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea. Isso se dá não apenas no nível de referência terciário de alta complexidade – o qual trabalhamos no nosso complexo Hospital das Clínicas, daí a importância dessa parceria”, afirmou o professor titular da Faculdade de Medicina da USP e pró-reitor de Graduação, Aluísio Augusto Cotrim.

Fonte: capital.sp.gov.br

Check Also

abril-azul

Abril Azul: escolas reforçam a importância da inclusão e apoio a alunos com TEA

O mês de abril é marcado pelo “Abril Azul”, campanha instituída pela Organização das Nações …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *