Mesmo diante do atual quadro, sem chuvas significativas, de seca e reservatórios à beira de um colapso, a previsão é de uma primavera e principalmente um verão com fortes chuvas, inclusive acima da média, o que pode parecer um alento aos reservatórios, mas de muita atenção às consequências desses possíveis temporais. Sendo assim, a Prefeitura de São Paulo se antecipou e já publicou no Diário Oficial desta terça-feira (24), a Portaria Pref 1123 que dispõe sobre o Plano Preventivo Chuvas de Verão (PPCV) e regulamenta os trabalhos de prevenção, atendimento emergencial e de assistência social em consequências das chuvas.
“O objetivo do plano é reduzir as ameaças à integridade física da população por conta de possíveis enchentes, alagamentos, inundações e deslizamentos em áreas urbanas”, explicou o prefeito Ricardo Nunes.
O Plano entrará em vigor em 1º de setembro e seguirá até 31 de março de 2022. A coordenação de operação ficará a cargo da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), por meio da Coordenação Municipal de Defesa Civil e, inicialmente, o plano será dividido em duas etapas:
I – Preparação – compreendida entre 1º de setembro e 31 de outubro;
II – Execução – compreendida entre 1º de novembro e 31 de março do ano subsequente.
As ações serão operacionalizadas tendo como base critérios técnicos, como o monitoramento de dados pluviométricos, previsão meteorológica e observações de campo, os quais também embasarão a definição dos estados de criticidade (observação, atenção, alerta e alerta máximo).
Cada órgão da administração municipal terá suas atribuições, como Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana (GCM), Subprefeituras, Infraestrutura Urbana e Obras, Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, Assistência e Desenvolvimento Social. O plano ainda contará com o apoio das secretarias municipais da Saúde, Comunicação, Verde e Meio Ambiente, Habitação. Esportes e Lazer, Educação e a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana. Fonte: capital.sp.gov.br
Check Also
Domingo é dia de decisão em 2º turno para a Prefeitura de São Paulo
O novo prefeito da cidade de São Paulo será definido apenas em 2º turno, que …