A cidade está passando pelo maior programa de recuperação de pontes e viadutos de sua história. Com um investimento total de R$ 2 bilhões, a iniciativa já concluiu obras em 134 locais entre 2021 e 2024, e atualmente, 130 pontos seguem em obras. Além disso, 21 novas intervenções estão previstas para ser iniciadas em abril.
O programa tem como objetivo garantir a segurança estrutural e melhorar a mobilidade urbana, atendendo a uma demanda crescente por infraestrutura viária de qualidade. A iniciativa abrange tanto a manutenção corretiva quanto a preventiva, incluindo reforço estrutural, recuperação de fissuras e melhoria da drenagem pluvial.
O programa institui uma cultura permanente de inspeções rotineiras e manutenções preventivas, promovendo a integridade e vida útil das estruturas e garantindo menos gastos ao poder público. O projeto prevê ações contínuas de recuperação de todas as Obras de Arte Especiais (OAEs) no município, seguindo critérios de priorização. O trabalho consiste numa série de importantes reparações, sempre após uma avaliação aprofundada da situação de cada estrutura. As melhorias vão desde pavimentação até troca e manutenção de estacas, vigas e pilares.
Obras concluídas e em andamento: desde 2021, um total de 134 pontes e viadutos foram totalmente recuperados. Atualmente, outras 130 estruturas passam por intervenções, demonstrando a continuidade e a amplitude do programa.
Obras previstas para abril de 2025: próxima fase do programa prevê a recuperação de 21 viadutos e pontes, reforçando o compromisso da administração pública com a modernização da infraestrutura urbana. Entre as estruturas contempladas estão: Viaduto Honestino M. Guimalhães, Viaduto Frederico Eduardo Mayr, Ponte Transamérica, Viaduto Santo Amaro,Viaduto dos Bandeirantes, Viaduto Deputado Ulysses Guimarães, Viaduto Dona Mora Guimarães, Viaduto Guadalajara, Viaduto Washington Luiz, Viaduto Eng. Orlando Murgel, Viaduto Antártica,Viaduto Deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, Viaduto Dona Matilde, Viaduto Capitão Pacheco Chaves, Viaduto São Carlos, Viaduto Nove de Julho,Viaduto Jacareí, Viaduto do Café, Viaduto Eng. Alberto Badra (também conhecido como Viaduto Aricanduva), Viaduto Antônio Abdo e Viaduto Comendador Elias Nagib Breim.
Fonte: capital.sp.gov.br