O prefeito Bruno Covas publicou no Diário Oficial no dia 14, o decreto que institui a Política Municipal de Apoio ao Empreendedorismo para impulsionar negócios de microempresas e empresas de pequeno porte, além de cooperativas da capital. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, será responsável pela execução da política, que incentivará a criação e consolidação de empreendimentos individuais e coletivos, por meio de ações de qualificação, acesso a mercado e atendimento público unificado.
“Com esse decreto poderemos ampliar a promoção da competitividade empreendedora, o incentivo à inovação, o trabalho decente, o futuro do trabalho e a simplificação e otimização dos processos burocráticos, facilitando a abertura de empresas e tornando São Paulo uma cidade mais inclusiva e produtiva”, destaca a secretária municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho irá incentivar a disponibilização de infraestrutura e espaços públicos de trabalho voltados aos empreendedores, como já faz com as unidades do Teia, coworking público instalado pela Ade Sampa. Por meio das unidades dos Cates nas subprefeituras e unidades dos Descomplicas, o atendimento ao empreendedor será aprimorado, melhorando os serviços para quem quer empreender e gerar renda de maneira formal criando empregos e movimentando a economia no pós-pandemia.
Também no dia 14, o prefeito Bruno Covas transferiu, a SP Negócios – São Paulo Negócios para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. A alteração afeta também o nome e as funções da agência, que a partir de agora passa a ser denominada Spin – São Paulo Investimentos e Negócios, e será responsável pela atração de investimentos, apoio às exportações e fomento à inovação e competitividade das cadeias produtivas da economia paulistana.
“Com a criação da Politica Municipal de Apoio ao Empreendedorismo e a chegada da Spin conseguiremos, neste momento de retomada econômica, desenvolver ações inovadoras de apoio aos empreendedores de uma forma mais integrada e enxuta, ajudando quem mais precisa a gerar renda e melhorando o ambiente de negócios da capital”, afirma Aline Cardoso.
Com a mudança de atribuições, a Spin terá como missão atrair investimentos para a cidade de São Paulo, fortalecendo as cadeias produtivas que são vocações da capital, fomentando a criação de novos negócios e valorizando ainda mais os empreendimentos já estabelecidos. Para os empreendedores que estão iniciando sua jornada empreendedora, principalmente os que estão em regiões de vulnerabilidade, serão implementadas ações de capacitação e qualificação profissional, além da facilitação de acesso a credito para pequenos negócios.
“Com a Spin, São Paulo terá uma agência de promoção de empreendimento digna de uma das metrópoles mais dinâmicas do mundo: a síntese entre a São Paulo Negócios, com seu público de grandes e médias empresas, e a Ade Sampa, de grande capilaridade em todas as regiões da cidade, voltada para o fomento ao empreendorismo, à qualificação de empresas de menor porte que, mais do que nunca, necessitam de apoio do poder público para manter e expandir sua presença no nosso tecido econômico”, diz Aloysio Nunes Ferreira, presidente da São Paulo Negócios e coordenador do grupo de trabalho responsável pela transição.
Entre as funções da nova agência está identificar as potencialidades economicamente viáveis de serem desenvolvidas na capital, fomentar o desenvolvimento econômico sustentável e incentivar o desenvolvimento local e setorial. Por meio de novos programas e projetos, a Spin irá promover o desenvolvimento científico, a capacitação tecnológica e a inovação, contribuindo com a melhoria do ambiente de negócios da cidade e fortalecendo a atividade empreendedora no município.
Fonte: capital.sp.gov.br
Home / Comunidade / Prefeitura fortalece ações de empreendedorismo com a São Paulo Investimentos e Negócios
Check Also
A CEIA DE NATAL
O Senhor Venceslau e Dona Olga, cristãos de carteirinha, mantiveram por décadas a tradição de …