O prefeito Ricardo Nunes entregou, no sábado, dia 04 de maio, a reforma do Clube da Comunidade Vila Piauí. A Prefeitura investiu R$ 1,3 milhão nas obras para melhorar a estrutura do equipamento, além de proporcionar lazer e qualidade de vida para a população que vive na região.
Para Nunes, a revitalização do CDC é fundamental para a comunidade local. “Uma boa estrutura estimula crianças, jovens e adultos a praticar atividade física”. Esta é a 64ª unidade restaurada e mais 21 terão suas estruturas recuperadas.
O prefeito ainda destacou que sua gestão acredita nos benefícios da prática esportiva, como a melhoria da saúde e a socialização. “Por esse motivo investimos mais R$ 800 milhões no esporte, de 2021 até agora, com as reformas dos nossos CDCs, das piscinas dos Centros Esportivos, com a construção de dois novos centros olímpicos e com a instituição do Bolsa Atleta Rei Pelé. É uma ação muito focada”, concluiu.
Melhorias: as obras foram iniciadas em outubro de 2023 e, durante esse período, o campo de futebol foi drenado e recebeu gramado sintético. Os três banheiros e os dois vestiários foram reformados e o alambrado foi trocado.
A recuperação da estrutura favoreceu a frequência de pessoas com deficiência ao CDC Vila Piauí de acordo com Dika Vidal, adjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. “Vamos poder colocar as crianças com deficiência, do Instituto Ana Luiza, que fica próximo daqui, jogando com o pessoal do time Sub13. É a inclusão ocorrendo em todos os lugares, uma bandeira do prefeito Ricardo Nunes na cidade de São Paulo. As pessoas com deficiência vão ocupar todos os espaços, inclusive as quadras. Queremos que estejam em todos os lugares, em todos os meios”, enfatizou.
Para o presidente do CDC, Alex Stratorski, o novo espaço vai mudar o futuro das crianças do bairro, porque terão um local para se divertir. “Não vão passar o dia com o celular nas mãos. Vão gastar energia e praticar atividade física em um lugar bonito e seguro”.
Integração com Osasco: para Ricardo Nunes, a relação com o prefeito de Osasco, Rofério Lins, é muito boa e, por isso, rende bons resultados. “A reforma do CDC Vila Piauí foi feita pela Prefeitura de São Paulo, mas as ações de divisa, que antes eram esquecidas, são realizadas em conjunto, o que é muito importante para a população”, garantiu.
Sobre os CDCs: para praticar esporte na unidade basta comparecer pessoalmente, fazer a carteirinha de usuário (levar documento de identidade e comprovante de endereço) e agendar data e horário da partida com o responsável pelo equipamento. Os Clubes da Comunidade estão, em sua maioria, localizados nas regiões mais periféricas da cidade e desempenham papel importante na prática de esportes e lazer.
A capital conta 234 CDCs em áreas municipais, com administração indireta. Todos são gerenciados por entidades da comunidade local, com reconhecida vocação no trabalho esportivo.
O processo de eleição dessas instituições, que devem desenvolver programas e projetos esportivos de acordo com faixa etária e público-alvo, é coordenado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME).
Há unidades reconhecidas pelo trabalho de excelência na iniciação esportiva, principalmente no futebol. Entre eles destacam-se o CDC Pequeninos do Jockey, na zona Oeste, responsável pela revelação de grandes jogadores pra o futebol brasileiro. Alguns exemplos são Zé Roberto, André Luiz e Júlio Baptista. Mais recentemente Luan e Lizieiro, campeões estaduais pelo São Paulo em 2021. Fonte: capital.sp.gov.br
Tags Prefeitura entrega reforma do Clube da Comunidade Vila Piauí
Check Also
A CEIA DE NATAL
O Senhor Venceslau e Dona Olga, cristãos de carteirinha, mantiveram por décadas a tradição de …