A Prefeitura de São Paulo deve assumir a gestão do Hospital Sorocabana. De acordo com o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, ainda em dezembro, o Governo do Estado irá providenciar a transferência definitiva do terreno do Hospital Sorocabana para o Município. A afirmação foi dada a representantes do Fórum Sorocabana, que defendem a reabertura total da instituição hospitalar, desativada desde 2010.
A partir da transferência, será necessário realizar projetos de adequação e de fundação estrutural da edificação. Cumpridas essas etapas, o Sorocabana funcionará como um hospital geral. Porém, ainda não estão definidas as especialidades que estarão disponíveis para a população.
As verbas para essas obras podem vir de acordo firmado entre Prefeitura e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como parte do programa Avança Saúde. Hoje, somente o andar térreo está ativo, por meio de um Ambulatório Médico de Especialidades (AMA) e uma unidade de pronto-atendimento. Além disso, em 10 de agosto, durante a pandemia, 27 leitos de enfermaria e outros seis de estabilização foram destinados para o tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19.
Segundo Aparecido, já há um aporte de US$ 200 milhões para os próximos cinco anos, dos quais metade obtido junto ao BID, além de contrapartida da própria prefeitura.
Check Also
O SEQUESTRO DO ELEVADOR
Embora tenhamos atualmente dezenas de edifícios inteligentes na cidade, existem fincados na metrópole entre torres …