A Prefeitura de São Paulo liberou o uso de chuveiro das academias da cidade. A autorização foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (3).
“Alterar o protocolo sanitário referente ao setor econômico de academias de esporte e similares, aprovado pela Portaria PREF nº 724, de 10 de julho de 2020, de forma a eliminar a restrição da utilização dos chuveiros nos vestiários, permanecendo em vigor todos as demais disposições do protocolo sanitário”, diz a publicação.
No último dia 28, durante coletiva de imprensa do governo estadual, foi anunciada a liberação para uso dos vestiários nas cidades que estão na fase amarela do plano de flexibilização econômica.
A reabertura das academias estava prevista para ocorrer somente na fase verde do plano. Entretanto, no início de julho, o governo de São Paulo anunciou a antecipação da autorização para a fase amarela.
Embora liberado pelo estado, as cidades tinham autonomia para definir a data de reabertura. Na capital paulista, elas voltaram a operar no dia 13 de julho, após o protocolo sanitário ser analisado pela área da saúde municipal.
Pela determinação, o funcionamento passou a ser permitido apenas para aulas individuais, com 30% da capacidade da academia e por 6 horas diárias. (veja as restrições abaixo)
Veja as regras estaduais para reabertura das academias:
Só podem funcionar com 30% da capacidade
No máximo 6 horas por dia
São permitidas aulas individuais. Atividades em grupo permanecem suspensas
A entrada deve ser feita com agendamento prévio
Uso obrigatório de máscara de proteção
Equipamentos devem ser limpos ao menos 3 vezes ao dia
Critérios que definem em qual das cinco fases de permissão de reabertura a região se encontra:
Fase vermelha: Permitido o funcionamento apenas de serviços essenciais.
Fase laranja: Também podem reabrir imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shoppings podem reabrir, mas com restrições.
Fase Amarela: Também podem reabrir salões de beleza, bares, restaurantes, academias, parques e atividades culturais com público sentado podem funcionar, mas com restrições.
Fase verde: Também podem reabrir eventos, convenções e atividades culturais com público em pé poderão voltar a acontecer quando houver uma estabilidade de quatro semanas do estado de São Paulo na fase verde (4), também com restrições.
