Home / Comunidade / Prefeitura de São Paulo amplia em 92% pontos de iluminação pública na Avenida Sumaré
avenida-sumare

Prefeitura de São Paulo amplia em 92% pontos de iluminação pública na Avenida Sumaré

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Gestão da Rede Municipal de Iluminação Pública (ILUME), concluirá neste mês de março, a ampliação e renovação da iluminação pública de toda a Avenida Sumaré, na Zona Oeste da capital. O objetivo é garantir mais segurança e qualidade de vida à população.
A via contará com 431 pontos de iluminação de LED, tecnologia que garante melhor iluminação, menos consumo de energia e maior durabilidade às lâmpadas.
Desse total, 206 são pontos de luz a serem instalados em locais que não possuíam qualquer tipo de iluminação. A maior parte deles (183) estará na ciclofaixa, que passará a ser iluminada em toda a sua extensão. Outros 23 novos pontos de iluminação serão distribuídos ao longo da avenida.
As 225 luminárias antigas de lâmpadas de sódio, que não têm a mesma capacidade energética das feitas com LED, serão substituídas para uma maior eficiência.
Gerenciamento da iluminação – O gerenciamento da iluminação pública da Avenida Sumaré será feito de forma remota. A telegestão permite saber a localização exata de cada ponto de luz e obter informações, quase que instantaneamente, sobre desempenho e falhas das lâmpadas. Com isso, a manutenção da rede se torna mais ágil.
Os serviços de modernização de iluminação pública da Avenida Sumaré tiveram início em fevereiro deste ano. Até o momento foram ampliadas ou renovadas com iluminação de LED trechos da avenida na altura da Avenida Paulo VI até a Rua Pedro Coelho.
Também estão sendo enterrados 2 km de fios de iluminação ao longo do canteiro central da avenida. Além de coibir furtos que prejudicam o funcionamento das lâmpadas, a iniciativa torna a paisagem urbana mais bem organizada.
Em toda a cidade, a Prefeitura já trocou 265.781 pontos de iluminação por LED, o que representa 43% do parque de iluminação pública municipal. O total de novos de pontos de luz instalados é de 9.628.
Para a modernização de iluminação pública, são priorizadas vias com altos índices de ocorrências policiais e próximas de escolas e hospitais. As avenidas Hungria (M´Boi Mirim), Aricanduva (Penha), Mateu Bei (São Mateus), Auro Soares (Lapa), Leonardo da Vinci (Jabaquara), Manuel Antônio Gonçalves (Vila Maria-Vila Guilherme) são alguns exemplos que já tiveram a iluminação qualificada.
Fonte: capital.sp.gov.br

Check Also

usp

USP: Primeira planta de conversão de hidrogênio

Nas próximas semanas entrará em operação, no campus Capital-Butantã da Universidade de São Paulo (USP), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *