Prestar assistência a pacientes em domicílio, além de oferecer capacitação aos cuidadores familiares ou informais é o objetivo do Programa Melhor em Casa, da Prefeitura de São Paulo. Focada em atenção domiciliar, a iniciativa proporciona atendimento seguro e de qualidade a pacientes que necessitam de cuidados contínuos ou temporários, mas que podem ser tratados em casa. Atualmente, cinco mil cidadãos recebem assistência.
O programa foi criado em 2011 e já beneficiou 75.490 pacientes acamados ou com outras restrições, que precisam de cuidados constantes e não podem se deslocar. Também acompanha os cuidadores de pacientes que recebem os cuidados paliativos.
Para prestar este atendimento, o Melhor em Casa conta com 63 equipes multiprofissionais de atenção domiciliar (Emads), formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas, além de 20 equipes multiprofissionais de apoio (Emaps) com assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionistas, cirurgiões-dentistas, psicólogos, farmacêuticos e terapeutas ocupacionais. Elas estão distribuídas nas seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) da cidade: Norte, Sul, Sudeste, Leste, Oeste e Centro.
“A segurança do paciente é um dos pilares fundamentais desse serviço e está diretamente ligada à capacitação adequada da equipe multidisciplinar e também dos cuidadores familiares e informais que estão à frente dos cuidados diários”, enfatiza a coordenadora do Programa Melhor em Casa, Karina Mauro Dib, lembrando que, ao preparar os cuidadores que estão no dia a dia dos pacientes, o Programa Melhor em Casa melhora sua qualidade de vida e evita reinternações.
A capacitação, realizada diretamente no ambiente domiciliar, aborda aspectos como instruções sobre segurança do paciente, cuidados com a higiene pessoal, estímulo ao autocuidado, administração correta de medicamentos, manuseio adequado de dispositivos e prevenção de complicações, fundamentais para garantir um cuidado eficaz, minimizando os riscos de erros na assistência diária.
Fonte: capital.sp.gov.br