Home / Comunidade / PRAÇA CELEBRA 10 ANOS DE CONQUISTA COMUNITÁRIA E RECEBERÁ AS OBRAS DO ICÔNICO BECO DO GITA
praca-nova-lapa

PRAÇA CELEBRA 10 ANOS DE CONQUISTA COMUNITÁRIA E RECEBERÁ AS OBRAS DO ICÔNICO BECO DO GITA

 A praça, que seria transformada em Ecoponto, vira um museu de rua com as obras do artista David Santos Jr que discutem o descarte e desapego.
No dia 14 de dezembro de 2012, o Diário Oficial do Município publicou a instalação de um Ecoponto (descarte de material de construção) na Praça Nova Lapa, então um espaço degradado com ocupação irregular. O choque da entrada de uma escavadeira sem aviso prévio na praça fez com que moradores do entorno e outros com filhos na escola infantil vizinha se unissem. A partir daí, houve uma mobilização da comunidade pela requalificação do espaço prevista no Plano de Bairro.
Em menos de uma semana os moradores coletaram assinaturas e acionaram os  conselhos de Meio Ambiente (CADES Macro Oeste e CADES Regional da Lapa), o PAVS (Programa Ambientes Verdes e Saudáveis), Conseg (Lapa e Leopoldina) e a UBS (Unidade Básica de Saúde) vizinha à praça. Depois de uma série de reuniões com a Subprefeitura Lapa, o Ministério Público recomendou que a praça fosse requalificada para a comunidade. O que se seguiu foi a conquista de um espaço aberto comunitário que não deixou mais de ser cuidado.
A praça se tornou pioneira e exemplo na Vila Leopoldina na promoção de ocupação de espaço público, parceria com a Subprefeitura, diálogos para participação social através dos conselhos, atividades educativas e ambientais, fortalecimento da rede de praças e, especialmente, encontros de vizinhos.
Beco do Gita chega à praça Nova Lapa para celebrar a Bhagavad Gita
O Beco do Gita é um museu a céu aberto instalado em uma viela, ao longo da ciclovia, na região da City Lapa. As obras começaram a aparecer misteriosamente nas madrugadas em dezembro de 2016, criadas a partir de materiais descartados em caçambas. Uma arte que visa questionar o descarte na sociedade de consumo com inscrições do mais célebre texto sagrado hindu, o Bhagavad Gita, que relata o diálogo entre o guerreiro Arjuna e seu mestre Krishna em uma guerra fratricida entre Pandavas e os Kauravas.
O Beco do Gita se tornou uma referência para todos que circulavam pelo bairro a pé e de bicicleta, sendo ainda um espaço interativo para a troca de livros e discos – ações coordenadas pelo artista por trás da obra, o biólogo e fotógrafo David Santos Jr.  Após a reforma da viela em 2022, o Beco ganhou status de galeria, instalado em uma segunda versão no Espaço Passarinha Orgânica (R. Columbus, 297) durante a Ecofeira da Vila Leopoldina (4/12/2021).
A impermanência e o desaparecimento das obras
O Beco do Gita passou por momentos desafiadores, principalmente com depredações, vandalismos, pichações e furto. Nesses seis anos o projeto compartilhou milhares de livros, CDs, DVDs, quadrinhos e peças de roupas para quem precisa, além de servir de inspiração espiritual para grupos de ciclistas e caminhantes. Com a reforma da viela entre a R. Duarte da Costa e R. Thomé de Souza, o artista promoveu uma renovação das obras que foram reinstaladas no local. No entanto, após uma reunião de moradores do bairro, foi decidido que o ciclo havia terminado — muitas obras acabaram sendo furtadas nessa segunda versão do beco.
Por isso, acolhendo esse espaço cultural de rua, o Comitê da Praça Nova Lapa receberá as obras do artista David Santos Jr, com a ideia de manter viva a missão da arte que questiona as relações sociais e o desapego. Não é coincidência, portanto, que a mesma praça que seria um ponto de descarte de materiais de construção e que foi reconstruída pela comunidade receba agora uma obra capaz de promover reflexões sobre a urgência de práticas sustentáveis e do consumo consciente na sociedade moderna.
Beco do Gita na Praça Nova Lapa
Instalação das obras. Dia: 14 de Dezembro 2022 – Quarta-feira. Horário: atividades a partir das 7h30
Local: R. Maria Augusta Thomaz, s/n.
Programação – as atividades serão realizadas por pessoas que fizeram parte do resgate comunitário da praça
7h30 – Meditação do Bairro
9h – Conversadoria: a contadora de histórias, Diana Beatriz Oliveira, entrevista David Santos Jr.
10h – Música afetiva:  Susana Inês Basualdo, músicas e memória da comunidade
10h30 – Leo Stinghen faz oficina de arte em resíduos  para crianças
11h– Meditação do Bairro
E mais…
Poesia na Praça: Curadoria Maria Isabel Cotovio; Exposição de fotos; Mesa de café da manhã comunitário: cada um traz um pouquinho de alimento nutritivo, sua própria caneca e nós fazemos o café e o suco da Dona Néhzia.
Informações:
Comitê de Usuários da Praça Nova Lapa
e-mail: pracanovalapa@gmail.com
https://www.facebook.com/pracanovalapa
Comunicação : Alexandra Swerts – 11 99102 6561

Check Also

usp

USP: Primeira planta de conversão de hidrogênio

Nas próximas semanas entrará em operação, no campus Capital-Butantã da Universidade de São Paulo (USP), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *