Home / Saúde e Estética / Pirituba terá nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas

Pirituba terá nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas

O prefeito Bruno Covas e o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, visitaram na última quarta-feira (20) as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pirituba, no complexo médico do Hospital Municipal Dr. Nelson Soares Hungria, em Pirituba. Quando inaugurada, a nova unidade irá oferecer serviços de urgência 24 horas, nos sete dias da semana. A unidade vai substituir a Assistência Médica Ambulatorial AMA que funciona no local e também qualificar o atendimento do Pronto Socorro, absorvendo parte de sua demanda.
“Essa aqui é mais uma obra que estava parada quando assumimos a gestão. No total, são seis UPAs que iremos entregar na cidade para desafogar os equipamentos existentes e melhorar o atendimento à população”, disse o prefeito.
A UPA está sendo implantada em um terreno de 4.400 m² e, quando concluída, terá 1.778 m² de área construída. Como as demais obras executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (SIURB), atenderá a todas as normas de acessibilidade. Já foram executados 89% dos trabalhos. Essa unidade de saúde conta com R$ 7,4 milhões de investimentos da Prefeitura.  A estrutura física da UPA é composta por duas salas de acolhimento e classificação de risco, sala de inalação com 17 poltronas, duas salas de medicação com 13 cadeiras cada, posto de coleta, sala de eletrocardiograma, gesso, sutura e RX convencional, além de três consultórios de pediatria, outros três de Clínica Médica, consultórios de ortopedia e odontológico. A unidade conta, ainda, com sala de expurgo, de emergência com seis leitos, duas de observação adulto com nove leitos cada e uma de observação infantil com sete leitos. Também fazem parte do complexo duas áreas de isolamentos, recepção infantil e adulto,  farmácia e sala de Serviço Social, além das áreas administrativas.
A capacidade de atendimento prevista é de cerca de 16 mil pacientes por mês em uma área que abrange a população residente na Supervisão Técnica de Saúde de Pirituba, além de moradores de bairros vizinhos como Perus, Freguesia do Ó e Brasilândia.

Check Also

museica

Aplicativo pode ajudar deficientes auditivos a consumir música

Com o intuito de incluir as pessoas que possuem alguma deficiência auditiva no universo sonoro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *