Home / Saúde e Estética / Pirituba recebe equipamentos hospitalares especializados
cer-pirituba

Pirituba recebe equipamentos hospitalares especializados

Nesta terça-feira, 18 de julho, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entregou o 32º Centro Especializado em Reabilitação (CER) e o 4º Centro de Referência da Dor Crônica (CRDor) da cidade, aos moradores de Pirituba e região.
Nos dois equipamentos, o cuidado para cada paciente tem como base o conceito de plano terapêutico singular (PTS), desenvolvido pelas equipes interdisciplinares. Os encaminhamentos dos pacientes aos novos serviços especializados (CER e CRDor) são feitos, conforme a necessidade, sempre pelas 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, que são a porta de entrada para o atendimento à população.
O Centro Especializado em Reabilitação – Pirituba, oferece atendimento especializado a recém-nascidos de alto risco ou com deficiência estabelecida; crianças, adultos e idosos com deficiência física, auditiva e intelectual que necessitem de reabilitação com equipe multiprofissional; intervenção em casos pós-alta hospitalar; casos neurológicos que necessitem de reabilitação; casos recentes de pós-operatórios ortopédicos; casos de fraturas e lesões ligamentares recentes; pessoas com deficiência que requerem recursos e dispositivos de tecnologia assistiva física e auditiva; e pessoas com deficiência que precisam ser assistidas pelo programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD) para o cuidado em saúde e casos crônicos agudizados.
A unidade conta com três modalidades de atendimento:
Física: voltada para a recuperação de atividades motoras decorrentes a lesões neurológicas (decorrentes de AVC, lesões medular, etc) e ortopédicas (pós-operatórios cirúrgicos, fraturas, traumas, amputações, etc)
Intelectual: para pacientes que apresentam algum déficit intelectual, de comunicação ou linguagem.
Auditiva: aos pacientes com perda ou suspeita de perda de audição.
O equipamento integra a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e terá o custo mensal de R$ 440.322,07. Entre os serviços oferecidos pela unidade está o Nirvana, um equipamento de game-terapia que utiliza a tecnologia para auxiliar as atividades de coordenação motora das pessoas que necessitam.
O prédio possui 39 salas, sendo seis consultórios, uma sala de estimulação sensorial e uma de cinesioterapia. Ao todo, serão 53 colaboradores, incluindo médico neurologista, ortopedista, terapeutas ocupacionais, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais.
O Centro de Referência da Dor Crônica – Pirituba, presta assistência integral e especializada a pacientes com dor crônica (acima de três meses com a mesma dor), incluindo avaliação multiprofissional, avaliação específica, indicação e tratamento medicamentoso, e terapias adjuvantes e em grupo. A estimativa é atender cerca de duas mil pessoas mensalmente.
Entre as principais queixas dessa dor crônica estão lombalgia (dor na lombar), dor na cervical, fibromialgia, hérnia de disco, tendinite, bursite, cefaleia e enxaqueca. Para tudo isso, são oferecidas terapias manuais, prática de exercícios físicos, eletroterapia, educação em saúde e educação da dor, terapia cognitivo comportamental, e práticas integrativas e complementares em saúde (Pics), como meditação, ioga, acupuntura, auriculoterapia, termoterapia, entre outras.
O Centro dispõe de 18 salas, com consultório, sala multiuso e uma sala para esterilização. Ao todo, 26 profissionais atuarão no CRDor, entre médico neurologista, fisiatra, acupunturista, reumatologista, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, etc. O custo mensal da unidade será de R$ 239.336,13.

Check Also

consultoria-na-rua

Equipes do Consultório na Rua atuam em todas as regiões da cidade

Além das 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são a porta de entrada para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *