Home / Comunidade / Parques Villa-Lobos e Cândido Portinari modernizados
parque

Parques Villa-Lobos e Cândido Portinari modernizados

Concedidos à inciativa privada pelos próximos 30 anos, a Effect Arquitetura é parceira da Reserva Parques, concessionária responsável pela gestão dos parques Villa-Lobos e Cândido Portinari, desde 2022. A atual administradora deve investir mais de R$61 milhões nas áreas verdes durante o período de concessão, a fim de revitalizar, modernizar e implantar equipamentos de uso público.
As intervenções foram iniciadas desde o ano passado e contemplaram a revitalização da fachada. Para tanto foi necessário desmobilizar e realocar barracas de alimentos e bebidas que se encontravam na portaria – atrapalhando a entrada no parque e limitando o acesso do público – para uma área maior no interior do Villa-Lobos. O pórtico de entrada recebeu uma nova pintura na marquise de concreto existente e passou a ressaltar o letreiro através do contraste de cores fortes. A mudança do posicionamento dos gradis existentes e portão de acesso também visaram acomodar melhor os visitantes.
Ao lado da entrada principal, um dos bolsões de estacionamento foi transformado em drop-off – áreas para embarque e desembarque de passageiros que chegam ao local por meio de veículos aplicativo, táxis e ônibus. A mudança permitiu organizar o fluxo de trânsito ao redor dos parques, ao longo de quase um milhão de metros quadrados, e da região que concentra avenidas importantes.
A projeção das cores no piso muda de formato com o passar das horas do dia e dos meses do ano, dessa forma o conjunto de volumes e sombras da entrada do parque não se repete
Comunicação: Para melhorar a experiência do público e informar as atrações existentes nas áreas verdes, a primeira fase contemplou a nova comunicação visual dos parques – o chamado wayfinding. Os atuais totens de localização referencial e geográfica contam com mapas 3D e nova linguagem em português e inglês. Totens renovados apontam caminhos dentro dos dois Parques.
Concessão: Os parques Villa-Lobos e Cândido Portinari fazem parte do programa do Governo do Estado para cessão de áreas de uso público à iniciativa privada por 30 anos. A Reserva Parques foi a vencedora do leilão e ficou responsável pela gestão da área de uso público, revitalização das estruturas, implantação e diversificação da oferta de serviços, além da conservação do espaço com o objetivo de fomentar o turismo e lazer nas áreas verdes. Os prazos para melhorias são determinados em contrato e devem ocorrer ao longo do período contratual.
O consórcio assumirá a responsabilidade de manter e atualizar as estruturas existentes, expandir a gama de serviços oferecidos, como opções de refeições e entretenimento.

Check Also

usp

USP: Primeira planta de conversão de hidrogênio

Nas próximas semanas entrará em operação, no campus Capital-Butantã da Universidade de São Paulo (USP), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *