A Prefeitura de São Paulo, com o intuito de levar mais conforto e estabilidade às pessoas com deficiência, realiza atendimentos por meio da Paraoficina Móvel. A iniciativa conta com uma van customizada que realiza serviços gratuitos de manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs), como muletas, bengalas e andadores.
A ação é uma parceria entre as Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência (SMPED), da Saúde (SMS) e a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Promovida de maneira itinerante, a Paraoficina Móvel facilita o acesso de pessoas com deficiência de diferentes localidades da cidade.
Os serviços, realizados desde 2019, contam com dois técnicos especializados em OPMs, que executam os reparos por meio de um veículo adaptado com mobiliário e equipamentos específicos. Os atendimentos são realizados prioritariamente nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs), equipamentos de reabilitação da rede municipal de saúde. No dia marcado, o munícipe deve apresentar o cartão do SUS e documento RG ou outro documento com foto.
Atendimento – As visitas são realizadas durante a semana, somente em dias úteis. Podem ser atendidas até 16 pessoas por dia, dependendo da complexidade do reparo.
O horário de atendimento é das 9h às 17h. Os serviços que não puderem ser realizados na Paraoficina Móvel serão encaminhados para a Oficina Ortopédica da AACD, localizada no Ibirapuera. Para realizar o agendamento, basta entrar em contato pelo telefone: (11) 3913-4071.
Unidade M´Boi Mirim – 19 de abril – Av. Alexandrina Malisano de Lima, 601
Unidade Tucuruvi – 27 de abril – Av. Zaki Narchi, 357
Unidade São Miguel – 28 de abril – Rua Prof. Antônio Gama de Cerqueira, 347
Unidade Lapa – 21 de abril – Rua Catão, 420
Unidade Flavio Gianotti – 20 de abril – Rua Xavier de Almeida, 210
Unidade Sé – 16 de abril e 30 de abril – Rua Frederico Alvarenga, 259 – 3º andar
Unidade Santo Amaro – 23 de abril – Av. Miguel Yunes – 491 – Usina Piratininga
Fonte: capital.sp.gov.br
Check Also
Equipes do Consultório na Rua atuam em todas as regiões da cidade
Além das 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são a porta de entrada para …