Home / Saúde e Estética / Orientação esportiva e nutricional em parques da capital
parques

Orientação esportiva e nutricional em parques da capital

A Prefeitura de São Paulo disponibiliza programa para estimular a qualidade de vida por meio de práticas coletivas de saúde em 15 parques municipais, tornando as atividades físicas mais acessíveis. A ação Sampa Saúde em Movimento é uma parceria das secretarias municipais da Saúde (SMS), de Esportes e Lazer (SEME) e do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), que desenvolveram a iniciativa envolvendo orientação nutricional de prática de atividades físicas gratuita.
A prática de atividades físicas é essencial para evitar diversas doenças e ter uma vida mais saudável. No entanto, de acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, em 2023 apenas 36,9% dos entrevistados na cidade de São Paulo afirmaram praticar pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada semanalmente, que é o mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O programa municipal parte da premissa de que todo o cidadão tem direito a orientação adequada para a prática de atividade física e nutrição em praças e parques públicos.
O pré-cadastro para participar deve ser feito no site do programa (https://www.sampasaudeemmovimento.com.br). Os inscritos passam por avaliação física com anamnese (entrevista completa e detalhada) em uma das unidades móveis do Sampa Saúde em Movimento, que percorrem dois parques por semana.
Ainda na avaliação, os inscritos realizam teste de flexibilidade e uma análise de impedância bioelétrica (BIA), no moderno aparelho InBody 370s, que mede a composição do corpo, dividindo o peso em diferentes componentes, como massa corporal magra e gorda, para avaliar o estado de saúde e nutrição de cada pessoa.
Ao final, é marcada uma consulta online com a nutricionista. Nela, o paciente é orientado sobre o status de sua alimentação e recebe orientação quanto as atividades físicas mais recomendadas para seu caso.
Os 15 parques municipais que integram o Sampa Saúde em Movimento dispõem de uma agenda de atividades físicas que ocorre de terça a sexta e aos fins de semana, sempre com orientação de profissionais. A programação varia de acordo com cada parque; dentre os exercícios oferecidos estão corrida, caminhada, alongamento, dança, treino funcional e pilates.
Os parques que contam com o programa são:
Região centro-oeste: Parque Chácara do Jockey, Raposo Tavares e Aclimação
Região norte: Parque Anhanguera e Trote
Região sul: Parque Linear São José, Nabuco, Chuvisco, Cantinho do Céu e Santo Dias
Região leste: Carmo, Chico Mendes, CERET, Tiquatira e Piqueri.

Fonte: capital.sp.gov.br

Check Also

museica

Aplicativo pode ajudar deficientes auditivos a consumir música

Com o intuito de incluir as pessoas que possuem alguma deficiência auditiva no universo sonoro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *