O prefeito Ricardo Nunes participou na última sexta-feira, 28 de março, da entrega das obras de requalificação e benfeitorias do Terminal Lapa, na Zona Oeste da capital. Esse é o 17º terminal reformado após o início das concessões, no fim de 2022. As melhorias foram feitas pela concessionária SP Terminais Noroeste, por meio de Parceria Público-Privada com a Prefeitura, e supervisionadas pela SPTrans. A expectativa é de que a requalificação dos terminais da cidade beneficie 365 mil passageiros por dia.
“Hoje mais um terminal entregue para a cidade, requalificado, com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), com selo de acessibilidade, com o sistema de monitoramento de câmeras interligado com o Smart Sampa, bicicletário, banheiros da mais alta qualidade, ou seja, tudo aquilo que as pessoas desejam e precisam do serviço público”, disse o prefeito Ricardo Nunes ao comentar sobre o esforço da Prefeitura de São Paulo em reformar os terminais da capital
O Terminal Lapa é o sétimo empreendimento sob concessão da SP Terminais Noroeste a ter as obras finalizadas e segue o padrão de modernização exigido pela Prefeitura de São Paulo.
Com a entrega, os mais de 44 mil passageiros que utilizam o terminal diariamente passam a ter maior conforto, modernidade e segurança, em um ambiente agradável, acessível, sustentável, seguro e higiênico. O terminal é atendido diariamente por 33 linhas, das quais dez são noturnas.
O Centro de Controle Operacional foi modernizado e passa a contar com 58 modernas câmeras de segurança que controlam a segurança e a operação do terminal, das áreas interna e externa, 24 horas por dia.
As obras também melhoraram o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, garantindo ao equipamento a emissão do Selo de Acessibilidade pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), concedido à edificação considerada adequada ao uso público e acessível às pessoas com deficiência. O selo tem validade de 10 anos e a certificação também foi entregue ao terminal nesta segunda-feira.
Principais benfeitorias: a comunicação das plataformas de embarque e desembarque é feita por 25 Painéis de Mensagens Digitais (PMDs) e quatro telões que permitem acompanhar os horários de cada linha; Nova estrutura do empreendimento e identidade visual característica da atual gestão; Novos sanitários, totalmente revitalizados com ambientes mais agradáveis e acessíveis. Construção de um sanitário família também acessível; Sanitários exclusivos para pessoas com deficiência; Novo bicicletário com mais vagas. São 104 vagas, com monitoramento contínuo feito pelas duas câmeras de segurança instaladas no local e vídeo-porteiro controlado diretamente pelo CCO.
Terminal Verde: com o objetivo de conscientizar sobre a importância da manutenção e expansão de áreas verdes na cidade, o terminal passou por uma avaliação e manejo de árvores, plantio de novas mudas adequadas ao espaço e completa renovação de paisagismo.
As árvores retiradas para a construção das novas áreas de acessibilidade também foram replantadas, como compensação ambiental. Entre as espécies replantadas estão apenas as nativas, como bromélia, palmito juçara e moreia.
Como parte dessa iniciativa, mudas nativas também serão entregues à população para que todos possam participar ativamente dessa ação.
PPP dos Terminais: pelo período de 30 anos, as empresas SP Terminais Noroeste e SPE São Paulo Sul S.A. vão ser responsáveis pela requalificação, além da administração, conservação e manutenção de 19 terminais de ônibus. As empresas também têm direito à exploração comercial nos locais.
Também foram concedidos os nove terminais do lote noroeste, que estão sob responsabilidade da concessionária SP Terminais Noroeste S/A: Amaral Gurgel, Campo Limpo, Casa Verde, Jardim Britânia, Lapa, Princesa Isabel, Pinheiros, Pirituba, Vila Nova Cachoeirinha e as paradas Eldorado e Clínicas.
Fonte: capital.sp.gov.br