Home / Especial / O Adeus ao emblemático Tobogã do Pacaembu
pacaembu

O Adeus ao emblemático Tobogã do Pacaembu

Foi iniciado nesta terça-feira, dia 29, a demolição do tobogã do estádio do Pacaembu, após a Prefeitura de São Paulo emitir um alvará que autorizou o início das obras de reforma. A obra do Complexo Pacaembu vai custar R$ 400 milhões e deve durar 28 meses.
O tobogã é uma estrutura de arquibancadas do estádio municipal Paulo Machado de Carvalho. A Allegra Pacaembu venceu a concessão do complexo, que inclui o estádio e ginásio esportivo, pelo período de 35 anos.
No lugar do tobogã, será construído um prédio de cinco andares e quatro subsolos, totalizando 44 mil m² de área construída. O edifício vai abrigar um Centro de Convenções e eventos e um estacionamento na parte do subsolo. O andar térreo terá áreas interligadas como um espaço ao ar livre com vista para o gramado, uma praça interna de convivência com restaurantes, cafés e serviços, conectando as ruas Desembargador Paulo Passaláqua e Itápolis.
O prédio também terá um centro esportivo e a maior arena voltada a eSports do mundo, especializada no gênero Battle Royale (gênero de games e jogos eletrônicos no qual até 100 pessoas podem atuar simultaneamente), com lugar para 2 mil pessoas sentadas.
O objetivo das obras de modernização será atrair o público para o dia a dia do espaço com experiências esportivas, gastronômicas e de lazer, fazendo do Pacaembu um equipamento público para o uso diário.
A demolição do tobogã virou polêmica após a concessão do estádio à iniciativa privada. A associação de moradores Viva Pacaembu entrou na Justiça para impedir a demolição do tobogã. No entanto, como a arquibancada não faz parte da estrutura original do estádio e não integra o patrimônio histórico, a Justiça negou o pedido.
A Allegra Pacaembu assumiu a gestão do Pacaembu em janeiro de 2020. A concessão do complexo foi assinada em setembro de 2019 pelo ex-prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), sendo que a Praça Charles Miller e o Museu do Futebol ficaram fora da concessão.
Após a reforma, além dos jogos de futebol, o Pacaembu vai receber o Campeonato Brasileiro de MMA e terá uma unidade da Galleria Continua, uma galeria italiana conhecida por ocupar espaços em lugares inusitados.
Sobre a demolição e a reforma do espaço tobogã: as arquibancadas laterais (leste e oeste) serão totalmente reformadas e criadas áreas internas. Embaixo das arquibancadas serão construídos novos banheiros e restaurantes. A fachada histórica do estádio e a arquibancada norte, localizada na curva da ferradura (setores verde e amarelo), serão totalmente restauradas, mas não sofrerão alterações.
A reforma também contemplará as áreas de imprensa e prevê a criação de 25 camarotes. O ginásio poliesportivo voltará a ter uma abertura e os arcos de madeira que compõem sua cobertura serão recuperados, readquirindo o aspecto original.
A piscina, que permanecerá com acesso livre e gratuito, contará com lanchonete, banheiros e vestiários renovados e arquibancada restaurada.
Já a quadra de tênis externa receberá uma nova abertura para o Boulevard, local onde hoje funciona o estacionamento e dará espaço a uma futura praça de convivência.

Check Also

especial

Domingo é dia de decisão em 2º turno para a Prefeitura de São Paulo

O novo prefeito da cidade de São Paulo será definido apenas em 2º turno, que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *