Home / Comunidade / Nova parceria para ações sustentáveis com cooperativas
cooperativas

Nova parceria para ações sustentáveis com cooperativas

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo assinou um termo de cooperação com a Associação Brasileira de Logística Reversa (Abelore) para o desenvolvimento de ações na cidade. Em conjunto, promoverão workshops voltados para cooperativas, focados em soluções sustentáveis de longo prazo e implementação de logística reversa.
A parceria foi firmada durante o Encontro de Integração e Desenvolvimento das Cooperativas, no último dia 04 de julho. O evento foi realizado pelo Programa Municipal de Apoio ao Cooperativismo (SPCoopera), que desenvolve instrumentos de intercâmbio para facilitar a troca de informações, estimulando a inclusão de pessoas capacitadas e/ou em situação de vulnerabilidade em novas frentes nas cooperativas. Além de fornecer apoio técnico, orientação jurídica e financeira por meio de parcerias. A inciativa tem como objetivo potencializar o desempenho e sustentabilidade econômica desses projetos, contribuindo com o desenvolvimento das atividades cooperativistas no âmbito do Município de São Paulo.
De acordo com Alexandre Braz, presidente da Abelore, o acordo tem como foco disseminar conhecimento sobre a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e o tratamento dos resíduos pós-consumo em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e com a regulação da cidade de São Paulo. “A responsabilidade compartilhada incentiva a otimização do uso de recursos ao longo do ciclo de vida dos produtos e garante que todos os envolvidos na cadeia de valor, incluindo poder público e privado, assumam um papel na mitigação dos impactos ambientais e sociais negativos. Juntos, com colaboração, inovação e eficiência, vamos contribuir para um sistema econômico mais sustentável e resiliente”, afirma Braz.
Representando 16 operadores de logística reversa, a Abelore é a primeira associação criada para atender à crescente demanda por inciativas públicas e privadas que garantam a destinação correta de resíduos, além da regulação e incentivo a esse mercado. Em 2023, suas associadas reciclaram mais de 400 mil toneladas de materiais, sendo 92.662 toneladas de plástico, 12.205 de vidro, 3.845 de metal, 108.670 de papelão, 195.312 de papel, 551 de embalagens longa vida e 442 de produtos eletrônicos.

Check Also

nfl

CPTM e Metrô de SP funcionarão 24h para o jogo da NFL no Brasil

A CPTM e o Metrô prepararam uma operação especial, com funcionamento dos trens 24h, para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *