Home / Comunidade / Mulheres vítimas de violência podem buscar ajuda em postos do Metrô
mulheres-vitimas

Mulheres vítimas de violência podem buscar ajuda em postos do Metrô

O Metrô de São Paulo conta com estruturas de atendimento à mulher para casos de violência e importunação sexual, dentro ou fora de estações. Além de profissionais de segurança preparados para atender ocorrências, a Companhia tem postos para acolher a mulher que esteja nessas situações de vulnerabilidade.
A chefe do Departamento de Relacionamento com o Passageiro do Metrô, Melissa Fortes, participou do programa SP em 3,2,1, da Agência SP, e trouxe detalhes da estrutura oferecida. “A maior parte das mulheres que buscam os postos é para fazer relatos de casos que ocorrem fora do Metrô. Esses postos existem não somente para atendimento das nossas passageiras, mas para qualquer pessoa que precise de atendimento voltado ao combate à violência contra a mulher”, ela explica.
O Metrô conta com dois Postos Avançados de Apoio à Mulher: um na estação Luz e outro na Santa Cecília. Os postos atendem mulheres que tenham sofrido violência ou importunação não só dentro das estações, mas também fora delas, como em situações domésticas. O atendimento conta com a participação de assistentes sociais.
Os Postos Avançados de Apoio à Mulher funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h, exceto feriados. A depender do caso, os assistentes sociais podem encaminhar a vítima a uma unidade da Casa da Mulher Brasileira, onde se encontra serviço de delegacia e apoio psicológico, por exemplo. Para acessar os equipamentos, a vítima pode buscar funcionários do Metrô.
“É uma equipe especializada nesse atendimento. Esses postos existem em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Lá, temos funcionários do Metrô e assistentes sociais para esse atendimento”, diz Melissa.
Além disso, a mulher vítima de violência ou importunação ou quem presenciou esses casos no Metrô podem registrar a ocorrência por meio do aplicativo Metrô Conecta. Lá, há recurso, inclusive, de anexar fotos. A ocorrência também pode ser registrada pelo SMS Segurança: (11) 97333-2252.
Os Postos Avançados de Apoio à Mulher são equipamentos cada vez mais populares no Metrô de São Paulo. Entre 2021 e 2024, o número de atendimentos nesses espaços mais que dobrou, foi de 398 para 896.
SP em 3,2,1 – O “SP em 3, 2, 1” é um programa da Agência SP que traz entrevistas curtas sobre temas relevantes para a população de São Paulo. Integrantes do Governo de São Paulo respondem toda semana três perguntas sobre assuntos variados, sempre pensando em levar informações de forma fácil e direta. Os episódios são publicados no Youtube oficial do Governo de São Paulo.

Fonte: saopaulo.sp.gov.br

Check Also

russomano

Você está atento ao uso de seus dados?

Quem nunca forneceu o CPF ao atendente só para ter desconto na farmácia? Apesar dessa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *