Home / Comunidade / Mês da Consciência Negra terá conjunto de ações no transporte público
transporte-publico

Mês da Consciência Negra terá conjunto de ações no transporte público

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) se uniram para levar iniciativas de combate ao racismo, valorização e conscientização dos direitos da população negra aos passageiros do Metrô de São Paulo, da EMTU e da CPTM, durante o mês de novembro, em que se celebra a consciência negra.
Desde o dia 17, de novembro, na Estação Palmeiras-Barra Funda e no Terminal Jabaquara (EMTU) serão instalados painéis de 6 m² e de 3 m² dando visibilidade ao canal de denúncia contra o racismo pelo telefone 156 da Prefeitura de São Paulo. Uma lembrança de que o racismo está tipificado em lei como crime e que pode ser denunciado pela população pelo serviço do Disque 156.
No dia 19 de novembro, das 10h às 11h30, na Estação Luz da CPTM, um grupo de seis atrizes e atores interage com o público, na intervenção teatral “Viva as Grandes Figuras! Protagonismo Negro nas Artes do Sudeste”, representando personalidades negras do mundo artístico da região.
Ainda no dia 19/11, das 14h às 16h, na Estação Sé, um desfile de moda afro-brasileira reúne o trabalho de estudantes de comunidades de São Paulo, participantes do projeto “Moda Cidadã, Quebrando o Preconceito”, iniciativa da organização não governamental Instituto Akhanda, para promover a cultura negra e descobrir novos talentos para o mundo da moda.
No mesmo dia, horário e estação, uma roda de conversa sobre Pluralidades Negras, reúne dez pessoas representativas do movimento de emponderamento de mulheres negras e do Conselho Municipal da Igualdade Racial, vinculado à SMDHC, com a participação do público.
Denúncias de racismo também podem ser feitas presencialmente nos oito Centros de Referência da Promoção da Igualdade Racial, criados pela Prefeitura de São Paulo, por meio da SMDHC, no centro e regiões periféricas da cidade.
Vídeos sobre a campanha serão exibidos nas telas da TV Minuto dentro dos vagões do Metrô, e ainda nos painéis de informações das estações das linhas do Metrô de São Paulo e da CPTM.

Check Also

russomano

Você está atento ao uso de seus dados?

Quem nunca forneceu o CPF ao atendente só para ter desconto na farmácia? Apesar dessa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *